O que é Marketing de Conteúdo e como aplicá-lo em sua estratégia

Conceito de Marketing de Conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute, “Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e capturar uma audiência definida – e, como objetivo final, fazer o consumidor realizar alguma ação que gere lucros.”

Resumindo, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que se baseia em produção de conteúdo de qualidade com foco em um objetivo e um público-alvo. Utilizada junto com o Inbound Marketing, nutre e educa seu público com informações, entretenimento e notícias. Isso é feito até que o internauta esteja realmente preparado para tornar-se seu cliente.

Essa estratégia é mais utilizada no Marketing Digital do que no Marketing Tradicional, mas tem aplicação em ambos. Online, ela pode ser aplicada através de posts e matérias em blog, e-mail marketing, mídias sociais, materiais ricos (como eBooks, infográficos, manuais e guias), entre outros. Ademais à Internet, observamos sua aplicação nos meios offline através de jornais e revistas.

Pode-se dizer que qualquer conteúdo rico que não tenha como objetivo fazer publicidade e seja produzido por uma marca é Marketing de Conteúdo.

Objetivos do Marketing de Conteúdo

Essa estratégia procura trazer seu público-alvo até sua marca com conteúdos e estimulá-lo a realizar alguma ação. Além disso, quando aliada ao Inbound Marketing e ao Pipeline de Vendas, pode ser utilizada para capturar leads e conduzi-los durante suas jornadas de compra.

Por estabelecer uma comunicação direta com o público certo, o Marketing de Conteúdo é efetivo e tem ótimo custo-benefício. Ademais, além de estimular o leitor a comprar, cadastrar-se, inscrever-se e etc, ele também cria um relacionamento com os consumidores. Esse vínculo é muito importante para fortalecer sua marca e aumentar sua cartela de clientes fiéis e, por consequência, seus resultados.

Como aplicar o Marketing de Conteúdo em sua estratégia

O Marketing de Conteúdo informa, educa e influencia a decisão de compra do consumidor. As pautas abordadas precisam ter foco em seu público-alvo e suas personas, nunca totalmente em sua instituição. Você precisa atingir a dor das pessoas para conseguir capturá-las.

Para criar conteúdo certeiro e de qualidade, é preciso pesquisar e estabelecer as características e interesses de seu público-alvo. Além disso, é importante ver o que seus concorrentes fazem e avaliar o que dá certo. Depois, faça um planejamento de pautas baseado nos resultados da sua pesquisa. Se possível, utilize o Funil de Vendas e defina as pautas por etapa da jornada de compra.

Lembre-se: é muito importante produzir conteúdo de qualidade, variado e com uma boa frequência. Tudo isso vai variar de acordo com seus objetivos e sua estratégia.

Conclusão

Agora que sabe o que é Marketing de Conteúdo, que tal deixar sua estratégia nas mãos de quem entende? A ENVOX Marketing Digital é uma agência com foco em Inbound Marketing que pode aplicar o Marketing de Conteúdo e o Funil de Vendas na comunicação da sua empresa. Faça agora mesmo seu orçamento, estamos dispostos a lhe apresentar um planejamento que vai aumentar seus resultados.

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