Inbound Marketing: o que é e como posso usar para aumentar as minhas vendas?

O Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo pode ser considerado a técnica mais moderna de marketing. A principal diferença entre o Inbound para as estratégias tradicionais, é que, o Inbound possibilita direcionar seus conteúdos para quem realmente está interessado em te ouvir e saber mais sobre os seus produtos ou serviços. Ou seja, é como um Marketing de atração, onde o cliente é quem procura pela empresa e não o contrário.

Funciona mais ou menos como um funil de vendas dividido pelas etapas que se complementam de forma inteligente. São elas: Atrair, Converter, Relacionar e Vender, onde o topo do funil corresponde a todos os visitantes que chegam ao seu site e o final do funil o total de suas vendas.

Entenda a seguir cada uma das etapas do Inbound Marketing:

Atrair

Para que seu site ou loja virtual gere leads ou vendas é preciso que ele tenha um número significativo de visitas. Para isso, são realizadas estratégias que vão desde a produção de conteúdo para Blog, SEO, Links Patrocinados e postagens em Mídias Sociais para atrair o público para a sua página. Quanto maior o número de visitas, maiores as suas chances de vendas.

Converter

Essa etapa é quando seus visitantes viram Leads. Ou seja, eles preenchem algum formulário, Landing Page ou algum campo personalizado com suas informações pessoais, como e-mail e telefone, em troca de um material rico, que pode ser um e-book, um vídeo, um infográfico e assim por diante.

Relacionar

Nem todos os Leads que chegam ao seu site estão preparados para virar um cliente seu. Por isso, nessa etapa é feita uma automação de conteúdo com o objetivo de nutrir e educar os seus Leads e torná-los preparados para se tornarem um potencial cliente. Essa nutrição é feita por meio de conteúdo personalizado e automatizado e entregues via e-mails. Ou seja, você não precisa mais fazer o envio de e-mails. A ferramenta de Inbound faz isso por você de acordo com os assuntos de interesse de cada Lead.

Vender

O passo mais esperado é a venda que muitas vezes acontece dentro do próprio site. Em outros, pode ser necessário a intermediação de um vendedor com o potencial cliente.  No Inbound Marketing quando a equipe comercial recebe o Lead para abordá-lo pela primeira vez, geralmente esse Lead está mais preparado para comprar, pois já conheceu toda a empresa, os produtos ou serviços, seus principais benefícios e muitas vezes já se convenceu da necessidade de tornar-se cliente seu. Quando a empresa necessita de um vendedor intermediando o processo de vendas é recomendado utilizar uma ferramenta de CRM integrada a ferramenta de Inbound. Dessa forma, é possível acompanhar todas as etapas do funil de vendas.

Prospecção ativa ainda funciona?

A prospecção de vendas ativa é um conceito que pode ser considerado antigo, onde há muito esforço por parte da equipe de vendas e marketing e pouco resultado gerado. Com a automação de conteúdo via Inbound Marketing o processo de vendas acaba sendo mais rápido e otimizado e sua equipe torna-se mais produtiva.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, teremos o prazer de te apresentar como seria uma estratégia de Inbound para a sua empresa.

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