A importância de ter uma identidade visual para sua marca

É impossível começar esse texto sem mencionar uma das maiores marcas do Brasil, no segmento financeiro.  

De acordo com a 1º pesquisa no Brasil sobre construção e posicionamento de marca na Nova Economia, além de ser considerado líder de construção de marca, “o Nubank conseguiu traduzir a sua essência em um conceito de marca fundamentado nos seus valores e crenças. Do cartão e aplicativo a todos os pontos de contato e mensagem é sempre consistente e alinhada com o que entregam: um banco sem burocracia. E uma empresa que alia seu discurso à prática cria conexões emocionais com as pessoas e constrói uma marca forte.”  

De fato, é uma marca que revolucionou o mercado e, convenhamos: impossível não lembrar do Nubank, ao usar o termo “roxinho.”  

Esse é só um exemplo de uma das, muitas marcas que souberam ser assertivos em sua identidade visual. Ser reconhecido não somente pelo nome, nem pelo que faz. Mas ser lembrado, até mesmo, enquanto não está perto. E é por isso, que hoje vamos falar sobre a importância de você ter a sua própria identidade dentro do mercado.  

Há um conceito dentro da publicidade, chamado Branding: todo e qualquer movimento feito para reforçar uma marca. Vai desde uma campanha pensada estrategicamente para impactar, por meio da mensagem, até postagens nas redes sociais.  

Dentro disso, um outro exemplo de estratégia visual que podemos citar aqui, é o conceito de marketing e storytelling usado pela Bianca Andrade, ou como conhecemos, Boca Rosa.  

Recentemente, a empresária anunciou que é a nova Conselheira da Academia de Criadores do Banco Itaú.  

Para o anúncio dessa grande parceria, foi criado o que chamamos de gatilho de curiosidade, através da Identidade Visual. Sendo o rosa, uma cor forte dentro da sua marca, Bianca surgiu com um novo conceito “orange is the new pink” e assim todas as suas redes sociais deram espaço para uma nova cor: o laranjinha do Itaú.  

Ela poderia ter só anunciado a nova parceria? Sim. Mas saber usar a comunicação visual a seu favor, pode potencializar ainda mais sua marca no mercado e criar conexões a curto, médio e longo prazo com a sua persona.  

Crie sua identidade visual do zero!

Agora que você tem duas grandes referências em Identidade Visual e entendeu o impacto que ela pode causar no seu público, vamos entender o passo a passo para ter a sua identidade criada do zero.  

  1. Defina seu nicho de atuação  

A primícia de tudo para abrir um negócio é entender em qual segmento você deseja atuar. Tendo essa etapa definida, você pode seguir para a próxima.  

  1. Pesquise referências  

Entendeu qual é seu nicho? Busque referências de mercado para se inspirar (não copiar, certo?).  

Não evite esforços em estudar, pesquisar e buscar insights, eles são fundamentais para a construção da sua estratégia.  

  1. Invista para ser mais assertivo 

Contrate um serviço especializado para garantir que a sua comunicação chegue até o público certo. Sua marca só vai alcançar o impacto que você deseja, se a identidade visual for planejada e executada, de maneira estratégica e profissional!  

  1. Conte com uma agência especialista em resultados 

Conte com uma agência de marketing para ajudar a sua marca a se desenvolver e se potencializar no mercado. É fundamental contar com uma equipe especialista em identidade e estratégia para desenvolver todo o seu conceito e transmitir sua mensagem.  

Agora que você tem o passo a passo em suas mãos, é hora de colocar em prática! Esperamos que você tenha sucesso e saiba executar seu planejamento estratégico de maneira assertiva e potencializar sua marca!  

Se tiver alguma dúvida, acesse os nossos canais e fale conosco! Até a próxima. 

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