Pipeline de vendas: conceito e como utilizá-lo em sua estratégia comercial

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como já falamos em uma postagem anterior, o Pipeline de vendas, também conhecido como funil de vendas, é um dos conceitos aplicados nas estratégias de vendas e no Inbound Marketing para aumentar os resultados comerciais de uma empresa. Ele funciona como um processo, onde você acompanha toda a jornada de compra do seu (possível) cliente. A seguir, conheça um pouco mais sobre o funil de vendas e como utilizá-lo em sua estratégia comercial:

O conceito de Pipeline de vendas

O Pipeline de vendas serve para sua equipe de vendas acompanhar e conduzir a caminhada de seu cliente até a efetivação da sua compra. Ele geralmente é composto por 3 etapas: Topo de funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. Muitas características de um Pipeline podem ser customizadas e alteradas de acordo com a necessidade da empresa, mas esse é um dos modelos mais conhecidos:

Pipeline de vendas ENVOX Marketing Digital

Quem está no topo do funil geralmente são os visitantes e leads (visitantes que já converteram de alguma forma; ou seja, mostraram algum interesse no seu serviço ou produto), que estão na fase de aprendizado e descoberta e reconhecimento do problema. No meio, temos as oportunidades, que são os visitantes ou leads que já estão na fase de consideração da solução, pendendo para a decisão. Ao fundo, as oportunidades já decidiram que comprarão e, assim, tornam-se clientes. Para entender um pouco mais sobre cada etapa do Pipeline, leia nosso post: O que é funil de vendas e como utilizá-lo para aumentar seus resultados.

O Pipeline de vendas auxilia sua equipe a identificar qual é a etapa e fase que um possível comprador está. Com isso, é possível direcionar certos conteúdos, produtos, serviços, páginas e tipo de atendimento para convencer a pessoa a comprar.

Como utilizar o Pipeline de vendas em sua estratégia comercial

Se você consegue identificar que seu lead está na fase de reconhecimento do problema e consideração da solução, pode apresentar as suas soluções para ele. Por exemplo, se seu lead se inscreveu para ganhar um cupom de desconto na página de ventiladores do seu e-commerce, você poderá enviar um e-mail marketing com seus melhores ventiladores e anunciar ofertas de ventiladores para ele. Dessa maneira, você vai estar convencendo e ajudando o seu lead, que agora é uma oportunidade, a fechar uma compra na sua loja da qual ele já está inclinado a fazer.

Essa segmentação que o Pipeline de vendas proporciona ajuda tanto a atender melhor o cliente e aumentar vendas, quanto a economizar recursos investidos no Marketing Digital. Afinal, de nada adianta gastar tempo e dinheiro em ações genéricas para quem não está nem um pouco interessado em seu serviço ou produto.

Conclusão

Seja no Inbound Marketing ou em métodos comerciais convencionais, o Pipeline de vendas pode ser uma grande ferramenta para otimizar e aumentar suas vendas. A ENVOX Marketing Digital é uma agência que trabalha com Inbound Marketing, uma estratégia para capturar clientes e vender online que utiliza o Pipeline de vendas como um de seus pilares. Nosso objetivo é alavancar seu negócio, seja ele qual for. Entre em contato conosco para saber mais!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

    Últimos Posts

    Categorias

    Receba nossas novidades

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *