3 coisas que aprendemos com o marketing digital após a pandemia!

Por trás de uma crise, sempre há uma oportunidade de aprendizado. Parece clichê, mas veja como a história recente do mundo funcionou até aqui.  

Para começar com nossos exemplos, temos a crise de 1929 que estourou nos Estados Unidos, ou a guerra mundial, anos mais tarde. O que tudo isso tem a ver com marketing digital? Nós já vamos te mostrar! 

Crise de 1929, guerra mundial e o marketing 

Uma adversidade econômica é instaurada no território norte-americano e países do mundo todo sofrem, imediatamente, com as consequências. Medo, fome, pobreza, incerteza. Talvez o período mais crítico da economia mundial (antes da segunda guerra), que desmantelaria toda uma nação se uma oportunidade não tivesse sido enxergada no meio de todo aquele caos! 

Estamos falando da crise de 29, que só cessou após o New Deal, que, basicamente, funcionou como um plano articulado pelos americanos para a liberação de investimentos em todos os setores da esfera púbica e privada.  Empresas, que, até então, não eram tidas como importantes ou mesmo necessárias para o país, passaram a receber dólares e mais dólares do governo. O resultado? Mercado e consumo reaquecido. Reestruturação quase que imediata!  

Anos depois, em 1945, a Alemanha, juntamente com o restante do Eixo (Itália e Japão), seria derrotada pelos países aliados na segunda grande guerra. Novamente, dentro de uma situação muito semelhante ao primeiro caso, uma crise ainda maior foi capaz de ensinar a três nações a fórmula da reconstrução: território, economia e, principalmente, dignidade.

Pandemia: um exemplo mais contemporâneo

Vamos ser francos: quando a pandemia veio à tona, ninguém imaginava à proporção que se tornaria. Além da obviedade do impacto causado na saúde, a economia do mundo todo sofreu uma baixa considerável.  

Em termos nacionais, o Brasil fechou o primeiro ano (2020) do surto com pouco mais de 13,5 milhões de desempregados, com uma taxa de desemprego beirando os 14%. O brasileiro precisou se reinventar. Tudo passou por transformação. 

O e-commerce, por exemplo, tornou-se uma saída indispensável para pessoas que tiveram que fechar suas lojas por causa das restrições. Não é à toa que a busca por agências de marketing digital cresceu na mesma medida que o número de novos empreendedores cheios de ideias e soluções.  

A procura por criação de sites também subiu e, novamente, a premissa de que, por trás de uma crise, sempre há uma oportunidade de aprendizado, voltou a fazer sentido. Mas, o que as pessoas aprenderam, de fato, com a crise pandêmica, no que diz respeito ao marketing digital?  

  1. Presença na internet é importante!  

As pessoas descobriram que, no mercado digital, é possível fazer qualquer negócio ter sucesso. Por meio da internet, atrair novos leads, que são oportunidades de vendas mais assertivas, fica muito mais fácil graças a estratégias de atração bem planejadas.  

  1. Trafego orgânico também funciona! 

Quantas lives, postagens ou vídeos você não compartilhou na pandemia somente porque eram relacionados ao atual período? Quando um conteúdo é assertivo,” ele se cria” sozinho.  O engajamento é quase certo graças ao número de compartilhamentos. Por isso, aposte em conteúdos bem planejados e que façam sentido para o seu contexto temporal.  

  1. Somente conteúdo diferenciado sobrevive! 

A pandemia reafirmou ainda mais a criação de uma nova profissão: os criadores de conteúdo.  

Olhe quantos influenciadores surgiram, principalmente, em aplicativos que estavam em alta, como o TikTok. No meio de tanta concorrência, o isolamento social permitiu que as pessoas começassem a criar conteúdo, em meio as altas demandas, para sobreviver. Resultado: Eles conquistaram o público, por meio da criatividade, com entretenimento e conteúdo relevante. 

Aprenda com a diversidade!  

Viu como crises geram oportunidades? Empresas que não se preocupam em inovar, uma hora ou outra, vão precisar passar pelo processo de reinvenção.  Por bem ou por mal. Por isso, sentir o seu atual momento e saber identificar as mudanças necessárias para alavancar o negócio que você está tocando é fundamental.  

Como vimos anteriormente, o marketing digital mudou bastante de 2020 para cá, e nós queremos te mostrar que também evoluímos juntos, na mesma intensidade e velocidade das transformações.   

A Envox é uma Agência parceira RD Station, preocupada com a qualidade do que é proposto, mas, muito mais do que isso, focada em gerar resultados por meio de conteúdos assertivos, daqueles que vendem mesmo, sabe? E vendem de verdade!  

Porque vamos combinar: atrair, engajar e encantar o seu público com as ferramentas corretas é importante, mas não basta. É preciso acertar no conteúdo também. E é por isso que estamos aqui: para te propor um planejamento diferenciado, focado em te trazer melhores resultados! 

Enquanto nossa parceria não começa (ainda), que tal receber mais conteúdos como este e ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado? As mudanças continuam. Não estacione também. Precisamos de você para continuar movimentando o mercado com ideias e serviços indispensáveis! 

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