De fato, o comportamento dos usuários têm se voltado cada vez mais a consumir conteúdos de vídeo, principalmente se tratando de plataformas como o Reels do Instagram e o TikTok, que trazem insights de vídeos mais curtos e objetivos.
De acordo com uma pesquisa feita pela Resultados Digitais, 82% dos usuários do TikTok no Brasil acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 39% acessam várias vezes ao dia e 12% deixam o aplicativo o dia todo aberto. Enquanto isso, no Instagram, a proporção de usuários que consomem pelo menos uma vez ao dia foi de 49%, em 2021, para 67% em 2022, e 58% dos consumidores brasileiros afirmam que quando começam a ver os Reels assistem vários na sequência.
Como você pode ver, os dados comprovam cada vez mais o comportamento dos usuários em relação a essas duas plataformas. E a pergunta que fica é: como nós, enquanto empresa, podemos aproveitar essa oportunidade e alcançar mais clientes?
Saber como obter os melhores resultados utilizando as redes sociais é essencial para construir autoridade e criar relacionamento na internet. Afinal, o Instagram e o TikTok são ótimas ferramentas para gerar audiência, personalizar o contato e ainda compartilhar informações de maneira interativa e momentânea.
Como utilizar essas duas ferramentas a favor do seu negócio
Ainda sobre a pesquisa da Resultados Digitais, 64% dos usuários do TikTok no Brasil costumam ver conteúdos relacionados a humor e descontração, ou seja, o seu consumidor está na internet para se entreter. E como aproveitar isso da melhor maneira possível? Entregando um conteúdo espontâneo.
Se você realizar hoje uma pesquisa com influenciadores digitais, e pessoas que fecham contratos de publicidade, e perguntar qual tipo de conteúdo entrega e gera mais vendas, a resposta será: a publicidade que não parece publicidade, ou seja, conteúdos menos investidos e feitos de forma natural são mais recebidos e aceito pelo público.
Graças ao grande poder de influência que a internet proporciona sobre as pessoas ao redor do mundo, cada vez mais elas estão em busca de conteúdos reais, que façam sentido com o dia a dia. E é nesse momento que a sua marca deve ser estratégica. Veja como:
1- Conecte o seu público com o seu produto/serviço
Como mencionamos acima, as pessoas consomem e interagem com conteúdos que fazem sentido com o seu dia a dia. Conte com bons profissionais para identificar a dor e a necessidade que faz com que a persona crie uma conexão com a sua solução e, assim, criar conteúdos de vídeos mais assertivos e que encantem o seu consumidor.
2- Use Trends em alta
O que o seu consumidor está compartilhando, comentando e curtindo? Qual é o assunto do momento? A música em alta, o que viralizou?
Uma das formas de se conectar com seu público no Reels e TikTok é se atentar às tendências, para que assim você consiga criar um conteúdo viral nas redes sociais, alcançando e criando confiança nos usuários.
Vale ressaltar que, nem TUDO QUE VIRALIZA você deve converter em conteúdo. Se não souber ser estratégico, a repercussão do seu vídeo viral pode ser totalmente negativa e, ao invés de ganhar, você perde a chance de criar uma conexão com o seu público.
Um último dado importante: o TikTok alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, o que representa um crescimento de 45% de 2021 para 2022.
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