Persona e público-alvo: entenda a diferença

Você sabe qual a diferença entre persona e público-alvo? A resposta é: direcionamento.

Direcionar seu conteúdo é parte fundamental das estratégias de Inbound Marketing. Isso porque, quando você sabe exatamente para quem quer vender, fica mais fácil saber o que escrever.

Campanhas, produtos e serviços direcionados tendem ao sucesso por garantirem não apenas vendas e lucro, mas também a construção de um relacionamento entre empresa e público.

O direcionamento possibilita ao marketing digital um trabalho personalizado e mais próximo às necessidades e expectativas do seu consumidor final. Por isso, conhecer seu público-alvo e a persona desse público fundamentais para um trabalho promissor.

Como saber quem é o público-alvo da minha empresa?

Definir o público-alvo da sua empresa é um dos primeiros passos para nortear a produção de conteúdo e as ofertas a serem desenvolvidas pelo marketing digital.

Ao contrário do que se pode imaginar, essa definição é simples, embora exija atenção. Para definir o público-alvo da sua empresa, é necessário conhecer e entender a missão e a visão do seu negócio.

Algumas reflexões vão te ajudar e, caso sua empresa já faça parte do mercado, pesquisas com seu próprio público podem ser um excelente auxílio na construção do seu mapeamento.

Mapeamento do público-alvo

Umas das perguntas que você deve fazer a si mesmo e que te ajudarão a desenrolar diversas questões sobre seu público-alvo é: a quem interessa meu produto/ serviço?

A partir dessa pergunta, naturalmente as segmentações aparecerão. Leve em consideração questões como: empresa ou pessoa física? Homens ou mulheres? Residentes de qual região? Pertencentes a qual classe social? Qual estado civil? Qual a frequência do consumo?

De acordo com a Rock Content, o público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto.

A definição do público-alvo é uma excelente opção para empresas que precisam estudar o mercado com rapidez, uma vez que esse tipo de pesquisa traz um panorama geral do cliente, mas sem a necessidade de imersão no assunto.

Leia também: Dicas de comunicação que vão melhorar o seu relacionamento com o cliente

E a persona?

A principal diferença entre público-alvo e persona está no detalhe. Enquanto a definição do público-alvo contempla informações mais gerais sobre o consumidor, definir a persona da sua empresa exige um conhecimento mais detalhado.

As definições sociais, econômicas e demográficas do seu cliente fazem parte de um grupo de características muito maior que também deverão ser levadas em consideração.

Marketing digital

Questões como profissão, idade, hábitos de compra, hobbies, frequência de uso das redes sociais, ambições e aspectos emocionais contemplam a descrição da persona, que tem como objetivo delinear o cliente ideal da sua empresa.

As principais vantagens de definir a persona da sua empresa estão na possibilidade de desenvolver conteúdos numa linguagem mais apropriada, saber em quais meios de comunicação sua empresa deve investir e saber a hora certa de ofertar seus produtos e serviços.

Outra diferença fundamental entre público-alvo e persona é que a persona não pode ser baseada em achismos.

Como desenhar uma persona

Ao se desenhar a persona da sua empresa, é preciso contar com dados sólidos e fundamentados, colhidos através de informações dos compradores ou do mercado.

Quer saber mais sobre as perguntas essenciais que formatam uma persona? Então, clique no link abaixo e acesse o o questionário para a criação de persona feito aqui na Envox:

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