Dicas de comunicação que vão melhorar o seu relacionamento com o cliente

O segredo para o sucesso em qualquer empreendimento está no cliente. O consumidor está cada vez mais consciente da importância que tem e não aceita qualquer tipo de atendimento. Sem um bom relacionamento com o cliente, a relação de confiança é quebrada, vendas são perdidas e a imagem da empresa fica suja no mercado. Aprenda algumas dicas para evitar isso nesse post.

Use da comunicação objetiva

Já ficou até clichê dizer que estamos na era da internet, mas estamos (há muito tempo, diga-se de passagem). Tudo é muito objetivo e a relação com o cliente deve ser tratada da mesma maneira. Evite enchê-lo de informações quando tiver uma dúvida. O atendimento deve ser focado em solução em vez de confusão.

Tenha positividade como regra

Você pode pensar que estou falando sobre colocar um sorriso falso no rosto, dar as mãos para o cliente e cantar Kumbaya em volta de uma fogueira. Porém, o que eu quero dizer é que, durante um atendimento de suporte ou prospecção de compradores, é importante que o discurso seja direcionado de maneira positiva. Evite o uso da palavra “não” e adjetivos negativos em frases, seja em texto ou conversa verbal.

O motivo disso é que essas palavras carregam significado muito negativo e são relacionadas a coisas ruins. Uma coisa simples como essa pode ter grande significado na melhoria da relação com o cliente e, muitas vezes, nem percebemos. Entenda uma boa maneira de se reeducar nesse sentido:

Em vez de falar: “Não podemos concluir seu cadastro enquanto não enviar os seus dados”

Fale: “Poderia enviar os seus dados para que possamos concluir seu cadastro?”

Isso demanda trabalho contínuo, mas vale a pena no fim das contas.

Preste atenção na linguagem escrita

A troca de e-mails e mensagens por redes sociais traz muito dinamismo para o relacionamento com o cliente, mas cada frase deve ser pensada com muito cuidado para que o recado chegue do jeito que você quer. EXISTEM OUTRAS ESTRATÉGIAS PARA DESTACAR O QUE QUER FALAR ALÉM DO USO DE LETRAS MAIÚSCULAS. Afinal, isso pode fazer com que o receptor pense que está gritando com ele (o que costuma soar agressivo). Respostas muito curtas, como um “Ok”, são pouco atrativas e também podem soar como “secas”. Cada sentença deve ser formulada para mostrar ao cliente que o que ele disse é importante.

Se preocupe em mais do que somente falar

Eu sei que é importante para você que as pessoas conheçam a sua empresa, mas como em qualquer relacionamento, ninguém gosta de ouvir sem ter espaço de fala. Aprenda a realmente ouvir o que o seu cliente tem a dizer e terá uma ótima ferramenta para identificar erros que nunca veria de outro modo.

A reclamação de alguém em suas redes sociais não deve te fazer pensar que o seu negócio é um fracasso. Ela pode, aliás, virar estímulo para uma ideia incrível que traga muitas avaliações positivas.

Adote um software de gestão de relacionamento com o cliente

Conhecida como CRM, a ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente pode facilitar muito o direcionamento da mensagem, visto que ela te ajuda a entender quem exatamente é o seu consumidor. Assim, o atendimento pode ser facilmente personalizado e adaptado de acordo com a necessidade.

Contrate especialistas em comunicação para plataformas online

Em quase todos ramos de trabalho, o atendimento está se centralizando no online. A internet traz ferramentas incríveis de comunicação com o público e, para que haja o melhor aproveitamento possível. Para tal, é indispensável a contratação de uma pessoa ou empresa qualificada. Entre em contato com a equipe da Envox e saiba como podemos ajudá-lo.

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