Por que é importante para uma marca evoluir?

Como qualquer empreendedor, sabemos que você almeja alcançar sucesso por meio do seu negócio. E para obter êxito nisso, é preciso estar em constante evolução e atento as tendências do mercado, principalmente quando se trata de tecnologia, e ao comportamento do consumidor.  

Independente do tempo em que uma empresa está no mercado, ela precisa ser uma organização que está disposta a aprender. A tradição pode ser uma boa referência, um bom item de currículo empresarial, mas não é mais garantia de sobrevivência e muito menos de sucesso nos tempos atuais

Em um mercado cada vez mais competitivo, a mudança é constante e as estratégias de sucesso são um ciclo infinito de testar e aprender. Sendo assim, é imprescindível que as corporações estejam adeptas e flexíveis aos interesses do consumidor e direcionada a um relacionamento que satisfaça a sua necessidade plena.  

Em uma empresa inovadora, algumas qualidades podem ser observadas: 

  •  Existem oportunidades de aprender;  
  • Os profissionais conseguem enxergar um vínculo entre o que fazem e o produto final; 
  •  As corporações se dedicam em capacitar as equipes; 
  •  Os gestores são uma porta facilitadora e motivadora.  

Neste modelo estrutural existem poucos níveis hierárquicos, o que facilita a comunicação, o relacionamento e o comprometimento de todos.   

Empresas inovadoras sabem que a direção certa está alinhada ao marketing. E que para estar a um passo à frente dos seus concorrentes, é o momento para entender quem é o seu cliente, direcionar as estratégias para uma venda assertiva e ofertar experiências personalizadas ao seu consumidor.  

Outro conceito interessante que mantém as empresas na direção certa é o Branding. Traduzido de o inglês marcar, é a prática que molda ativamente sua marca e o que sua empresa precisa para quebrar as barreiras e alcançar o cliente ideal. Vamos entender mais sobre isso?  

Branding – o que é?

Sendo uma filosofia de gestão, o branding coloca a marca no centro de todas as decisões da empresa. Sua intenção é administrar um processo de relacionamento com todos os públicos envolvidos com a marca, visando que eles consigam entender a mensagem a ser passada. Ou seja, que a empresa ultrapasse os interesses econômicos e passe a fazer parte de uma cultura de relacionamento.  

Há 3 tipos de branding no mercado: desenvolvimento estratégico da marca, renovação da marca e logotipo e “rebrandização” completa

  1. DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DA MARCA 

A melhor maneira de iniciar uma jornada é através de planejamento e pesquisa. Nessa etapa, deve ser pesquisado sobre estilos visuais que mais combinam com a empresa e que correspondem à personalidade da marca.  

  1. RENOVAÇÃO DA MARCA E LOGOTIPO 

Como mencionamos, a mudança é constante. Sendo assim, não importa o quão sejam bons os visuais da sua marca, logo eles estarão desatualizados. Mas assim como algo velho precisa ser substituído, atualizar a marca, de acordo com as tendências, resulta em amadurecimento.  

  1.  REBRANDING COMPLETO  

Um projeto de rebranding, às vezes, precisa ser feito pois a empresa pode ter se perdido em meio aos seus objetivos, ocasionando uma insatisfação dos clientes.  

Essas coisas não são incomuns, e, conforme dito no início do artigo, as empresas precisam se adaptar as mudanças e comportamentos do consumidor, se quiserem estar à frente dos seus concorrentes.  

Por que é importante reposicionar a marca? 

Imagine que a empresa que você trabalha, atua com a mesma mentalidade de negócio há 8 anos. Possivelmente, ela já não é atrativa para os consumidores contemporâneos, ou a famosa geração Z, que vêm bombardeando o mercado.  

Com o acesso à informação e o grande poder de decisão nas mãos é preciso mais do que propagandas persuasivas. Sem contar que novas empresas concorrentes chegam ao mercado, e não se inovar colocará você cada vez mais abaixo.  

O reposicionamento da sua marca não deixa seu negócio parado a berlinda. Atualizar a identidade visual, os processos e, principalmente, a experiência do cliente aumenta suas oportunidades de venda e mostra que a sua empresa está acompanhando as tendências do mercado.   

Vale ressaltar que o posicionamento de uma marca não é estático e o fato de estar evoluindo, de acordo com as tendências do mercado, permite que seu negócio seja flexível a modificações, quando forem necessárias. De qualquer modo, ele deve estar sempre alinhado aos valores e o objetivo principal.  

Existem dois tipos de posicionamento. Veja:  

  • Incremental: O posicionamento acontece de forma sucessiva pois está adaptado as mudanças internas e externas. 
  • Radical: Geralmente acontece por conta de uma oportunidade de negócio, pressão de mercado, até mesmo crises. Esse tipo de estratégia propõe uma reestruturação geral da marca.  

Como se manter constantemente atualizado e, consequentemente, o seu negócio?

  1. Estudo: Para atuar com mais propriedade dentro do seu segmento, estude inovações que envolvam o seu negócio. Com o acesso à informação, a internet disponibiliza materiais ricos, gratuitos e pagos, para se manter atualizado.  
  1. Atualização: Acompanhe conteúdos pelas redes sociais. É importante manter-se atualizado sobre seu nicho.  
  1. Procure mentores/consultores: Ingressar em cursos, mentorias ou contratar consultores para o seu negócio, ajuda a sua empresa a entender o contexto atual e qual o primeiro passo dar para evoluir constantemente.  
  1. Pesquise novas ferramentas: Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil encontrar oportunidades dentro de inúmeras ferramentas que auxiliam na otimização dos processos. Seja para qualquer departamento da sua empresa, conte com ferramentas para manter seu negócio em constante inovação.  
  1. Coloque a mão na massa: De nada vale as dicas acima se você não tem a intenção de colocar em prática. Evoluir também quer dizer agir! 

Fique tranquilo se não conseguir acertar de primeira! Para quem está iniciando agora, até mesmo para quem possui anos de experiência, é comum equivocar-se sobre a sua persona, ou ainda que o mercado tenha mudado rapidamente, sua empresa passou a perder clientes por não acompanhar tal mudança.  

Sendo assim, quando a empresa decide mudar sua estratégia, ela aumenta a possibilidade de alterar o cenário, atraindo clientes novos e criando novas oportunidade de vendas.

 

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