O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite o acompanhamento da evolução do volume de buscas de uma determinada palavra-chave. É uma gigantesca base de dados para mostrar a você quais temas estão sendo pesquisados no momento (e até em períodos anteriores!), bem como quais temas relacionados à sua pesquisa as outras pessoas também estão buscando e outros insights.
Como exemplo, podemos mencionar as buscas realizadas no período da pandemia do coronavírus, em 2020. Logo após o início da quarentena, o Google Trends chegou a registrar 142% mais buscas por pijamas. Aspirador e quebra-cabeça também tiveram um aumento de mais de 50% no interesse.
![Gráfico do aumento de interesse por pijamas no Google Trends](https://www.envox.com.br/wp-content/uploads/2021/01/pijamainteresse-1024x321.jpg)
Outro caso interessante gira em torno da série “O Gambito da Rainha”, da Netflix. A história é sobre a trajetória de uma enxadrista prodígio, e o roteiro fala muito sobre o universo do xadrez. Depois do seu lançamento, em outubro de 2020, pesquisas por “como jogar xadrez” tiveram um crescimento de 170%. O nome das jogadas também teve um aumento significativo de buscas.
E não é só isso: aplicativos de jogos de xadrez tiveram mais de 400 mil downloads em menos de 30 dias. Canais do YouTube sobre essa temática também tiveram um crescimento além do convencional.
![Aumento repentino de buscas relacionadas a “xadrez” no Google Trends](https://www.envox.com.br/wp-content/uploads/2021/01/xadrez.jpg)
Todas essas métricas têm algo em comum: elas puderam ser acompanhadas pelo Google Trends. E você já deve saber onde queremos chegar. Sim, essa ferramenta pode ter um papel estratégico para dar visibilidade à sua marca.
Por que usar o Google Trends?
Na prática, qual o sentido de utilizar as informações disponibilizadas pelo Google Trends? Como utiliza-las para enriquecer uma estratégia de marketing digital? Confira alguns bons motivos para apostar nessa ferramenta:
Produção de conteúdo
A Content Trends, pesquisa realizada em 2019 pela Rock Content, mostrou que, apesar de 67,3% das empresas adotarem o Marketing de Conteúdo como estratégia de atração, 66,3% apresentam dificuldade em produzir conteúdos que gerem engajamento.
É aí que o Google Trends entra: ao identificar as palavras-chave mais pesquisadas, é possível tirar ideias de conteúdo a partir disso. Dessa forma, você garante que os materiais e artigos produzidos sejam, de fato, do interesse dos usuários.
Previsibilidade para criar anúncios e ações
Com o Google Trends é possível identificar os picos de interesse dos usuários sobre determinado assunto. A partir disso, você consegue antecipar e planejar campanhas e ações, como links patrocinados, ações sazonais e até mesmo um calendário editorial de conteúdos.
Busca por tendências
O termo “trend” fala tudo sobre a ferramenta! Ele indica quais são as tendências dentro de um segmento de mercado. Para os e-commerces, por exemplo, pode ser interessante descobrir novidades para aprimorar o serviço oferecido aos usuários. Ficar antenado ajuda você a entender melhor no que os seus clientes — e consumidores em potencial — estão interessados.
Comparação entre termos
Quando você pesquisa por uma palavra-chave, o Google Trends automaticamente indica termos semelhantes que também estão sendo buscados. Além disso, é possível encontrar, manualmente, duas palavras-chave e analisar a comparação apontada pela ferramenta.
Assim, você pode comparar dois termos e definir qual tem maior chance de gerar melhores resultados. Quando falamos em anúncios, como o Google Ads, escolher a melhor palavra-chave pode ser crucial para atrair cliques na campanha, aumentar o tráfego do site ou conseguir um melhor ranqueamento no Google.
O Google Trends, portanto, pode ser uma mão na roda para que as estratégias de marketing digital se tornem mais eficientes e precisas, informando exatamente o que os usuários mais procuram e se interessam na Internet. Para te ajudar a seguir nessa jornada para conseguir mais relevância online, separamos um conteúdo com algumas dicas para você estruturar o planejamento estratégico de Marketing da sua empresa este ano: