Design Thinking: entenda o que é e como funciona na prática

O Design Thinking para o meio empresarial ou social pode auxiliar de forma significativa seja no processo de inovação ou até em naquele seu problema que parece impossível de resolver.

Mas antes de qualquer coisa, vamos entender o que é Design Thinking

Um problema não pode ser solucionado com a mesma linha de pensamento que foi criado. Questionar o óbvio e desafiar o comum é a base do Design Thinking.
Charles Burnette, uma das maiores autoridades em Design Thinking o define como “um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.”

O Design Thinking surgiu como um meio de ajudar a “pensar fora da caixa”, para conseguir visualizar e entender o problema de uma perspectiva diferente e então encontrar ou desenvolver a solução adequada para o problema. Este tipo de pensamento é muito comum entre os profissionais da área de design, que naturalmente utilizam o raciocínio de maneira pouco convencional, o chamado pensamento abdutivo (usar as suas experiências e conhecimentos para resolver problemas) que os possibilitam trazer propostas jamais pensadas.

O Design Thinking pode ser aplicado a vários fins, seja nas áreas sociais ou empresariais. Isso porque a técnica permite ampliar os horizontes e alcançar perspectivas, ideias de inovação e soluções de problemas.

E como o Design Thinking é na prática?

Design Thinking: entenda o que é e como pode impactar em seu negócio

Para começar a trabalhar com Design Thinking, a primeira coisa a fazer é estar totalmente aberto para sugerir e discutir ideias absurdas junto aos demais participantes.

O processo consiste de várias etapas e ferramentas mas a ideia é trabalhar modularmente selecionando apenas o que pode ajudar no tema em questão, mas geralmente temos como base quatro pilares sendo eles: Imersão, Análise e síntese, Ideação e Prototipagem.
Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Ptototipagem - Design Thinking

Imersão

Este ponto de partida pode ser dividido em duas etapas: preliminar, destinada a compreensão inicial do problema; e em profundidade, que serve para identificar as necessidades e oportunidades que serão a base para gerar soluções na fase de ideação.

Análise e síntese

Após o levantamento de dados na fase de imersão, entra a etapa de analisar e sintetizar tudo isso para então seguir para o próximo nível. Para esta momento são utilizadas algumas ferramentas que auxiliam o processo sendo elas: Cartões de Insight, Diagrama de Afinidades, Mapa Conceitual, Critérios Norteadores, Personas, Mapa de Empatia, Jornada do Usuário e Blueprint.

O uso de cada ferramenta vai de acordo com a necessidade e tema de cada projeto e geralmente isso é definido nesta etapa junto a todos da equipe de projeto.

Ideação

O intuito dessa fase é de gerar ideias inovadoras para o tema do projeto, a partir das ferramentas de síntese desenvolvidas anteriormente para estimular a criatividade e gerar soluções que estejam dentro do contexto do tema trabalhado.

A intenção de reunir diferentes perfis é de ampliar as contribuições de pontos de vista distintos, o que, por consequência, apresenta um resultado abundante e assertivo.

As ferramentas utilizadas geralmente giram em torno do Brainstorm, Workshop de Cocriação, Cardápio de Ideias e Matriz de Posicionamento.

Prototipação

A prototipação tem como função testar e apoiar a validação das ideias geradas. Apesar de aparecer como uma das últimas fases do processo de Design Thinking, pode ser necessária e ocorrer ao longo do projeto em paralelo com a Imersão e a Ideação.

O protótipo é um recurso onde a ideia passa do abstrato para o físico de forma a representar a realidade (mesmo que de forma simplificada) e proporcionar as validações necessárias.

Para isso podemos utilizar do Protótipo em Papel, Modelo de Volume, Encenação, Storyboard e Protótipo de Serviços.

No infográfico abaixo podemos visualizar um exemplo do processo.

Design Thinking: entenda o que é e como pode impactar em seu negócio
Fonte: Sebrae

Estas etapas tem como função guiar todo o processo para que o objetivo, seja uma inovação ou a solução de um problema, seja alcançado com sucesso.

Mesmo com tanta coisa na internet o ideal para garantir uma boa experiência e resultado satisfatório, é buscar por uma equipe especializada em Design Thinking para montar e auxiliar todo o processo.

Tenha em mente que o sucesso do Design Thinking vai muito além do pensamento criativo. Ele envolve a implementação e a garantia de que as ideias mantenham sua essência durante todo o processo de desenvolvimento, até sua implementação no mercado.

 

Leia também: Usabilidade: Uma forma simples e eficiente de testar seu site ou loja virtual

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