Usabilidade: Uma forma simples e eficiente de testar seu site ou loja virtual

A usabilidade na web é um termo utilizado para definir a facilidade do usuário em interagir com um site, loja virtual ou até mesmo em um aplicativo. Embora cada projeto na internet tenha  um objetivo diferente, seja fortalecer a marca, vender um produto, conquistar mais clientes, seguidores ou leitores, sempre há algo que pode ser feito em termos de usabilidade para melhorar os resultados de conversão.

Por qual motivo devo me preocupar com a usabilidade no meu projeto?

A resposta é simples e chama-se resultado. Eu lhe pergunto: você está satisfeito com os resultados que seu site ou loja virtual geram hoje? Está satisfeito com a quantidade de vendas ou novos clientes a cada dia? Se a resposta for não, não se preocupe, você não está sozinho.

Muitos empresários do meio digital investem um alto valor em mídia e mesmo assim não conseguem atingir os resultados esperados. Isso se deve muitas vezes por problemas de usabilidade nas páginas da web. Não adianta trazer ao seu site um alto volume de visitas se os usuários chegam até ele e não encontram as informações que precisam com facilidade ou não conseguem executar as ações que desejam por problemas técnicos.

Vamos a um exemplo prático. Toda loja virtual tem como objetivo principal vender, certo? Agora imagine uma loja sem o botão “COMPRAR”, como seus visitantes fariam suas compras? Ou seja, a usabilidade dessa loja seria zero!

Claro que coisas óbvias como este exemplo são fáceis de serem resolvidas. Bastaria adicionar o botão “COMPRAR” e o problema estaria solucionado. Mas quando você tem um site ou loja virtual que parece estar com todas as funcionalidades em perfeito estado de funcionamento e mesmo assim não gera os resultados que deveria?

Bem provável que este site ou loja virtual está com problemas de usabilidade e pode ser resolvido com facilidade. Você pode realizar esse teste com facilidade e o melhor, sem nenhum custo!

1º Defina o principal objetivo do seu site ou loja virtual

Os objetivos podem variar de um projeto para o outro, considerando uma loja virutal que já pode estar vendendo pode ter como objetivo vender um tal produto que não está tendo muita saída, ou um site pode estar com bastante acesso porém ele não está recebendo nenhum contato de clientes interessados; Então saiba que definir o objeto principal do seu projeto é o primeiro passo.

2º Convide 5 pessoas para realizar o teste

Os amigos nessas horas são importantes. Convide cinco pessoas para participar do teste, pois acredita-se que 5 é a quantidade suficiente para encontrar a maior parte dos problemas em um teste de usabilidade.

É de extrema importância que os testes sejam realizados individualmente para evitar que o comportamento de um influencie o outro.

Se possível, procure realizar o teste com pessoas de perfil mais próximo possível do seu público-alvo, isso irá ajudar chegar a um resultado mais próximo da realidade.

  3º Ao Realizar o teste

Depois de ter todos os testadores definidos disponha de um lugar confortável com acesso total ao seu site e passe as seguintes instruções:

  • Diga que não será testado a capacidade dele e sim apenas a capacidade do site em se comunicar;
  • Com base no objetivo do seu projeto informe o que ele precisa executar;
  • Peça que ele verbalize tudo o que vier na sua mente enquanto estiver executando e acessando o site, principalmente em momentos de dificuldade;

É importante que você tenha um lugar para realizar anotações, assim todas as dificuldades que o usuário se deparar no decorrer do teste você poderá analisar posteriormente.

Finalizado o teste peça ao usuário para comentar sobre a experiência que ele teve, em especial as dificuldades que ele encontrou solicitando sugestões de melhorias.

Finalizado os testes você terá informações valiosas, saberá se o seu site precisa ser melhorado e, melhor que isso, ONDE ELE PODE SER MELHORADO.

Leia também: Marketing Digital: 7 dicas para definir as estratégias e impulsionar as visitas do seu site

Marcadores:

Pesquisar

Postagens recentes

ENVOX_PB_SITE_CAPA

Quando você vai entrar em uma loja, você repara na fachada, certo? No digital não...

ENV_PB_FB_NOVEMBRO

De fato, o comportamento dos usuários têm se voltado cada vez mais a consumir conteúdos...

Receba o melhor conteúdo
de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo