Junto da pandemia do coronavírus (COVID-19), veio a necessidade do isolamento social, o que ocasionou uma série de mudanças no mercado e no comportamento do consumidor. Um dos principais reflexos desse cenário pode ser percebido pela pesquisa realizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que notificou um aumento de 73% nas vendas on-line de 2020.
Com isso as empresas começaram a utilizar a internet como principal canal de vendas e de divulgação de seus produtos, serviços e marcas.
Com a migração de muitas empresas para o meio digital, surgem alguns desafios a serem enfrentados, principalmente pelos pequenos empreendedores, como superar a concorrência e trazer visibilidade para a sua marca, aliado a um capital de giro curto comparado ao tempo da pandemia
Listamos aqui algumas das principais dificuldades em encarar o ambiente virtual e as soluções que o marketing digital pode oferecer! Confira:
1. Digitalize o seu atendimento
Por conta do isolamento social, as interações tiveram que migrar para o meio digital.
Tendo isso em mente, nossa primeira dica é investir em canais de comunicação por onde seus clientes possam fazer os pedidos ou tirar dúvidas sobre o seu negócio.
Uma boa opção é iniciar com o Whatsapp Business. Outra alternativa é investir em chatbots que funcionam através da inteligência artificial, que além de otimizar o atendimento estarão disponíveis em tempo integral para os seus consumidores, .
2. Faça parcerias com outras empresas
Esse é o momento perfeito para se unir com outras empresas! Procure soluções que possam complementar ou melhorar os resultados do seu serviço.
As parcerias podem ser feitas tanto entre marcas pequenas, como por exemplo uma loja de cosméticos que precisa de um serviço de delivery. Ou com marcas grandes, como a Magazine Luiza, que disponibiliza seu marketplace para vendedores de todo o país venderem seus produtos.
Além de ser uma boa alternativa para vender mais, aumenta o alcance e visibilidade dos seus produtos.
3. Aposte no Marketing de Conteúdo
Qualquer empresa que deseja vender no meio digital, precisa ter em mente que o consumidor é bombardeado de anúncios e informações o tempo todo, por isso, oferecer conteúdos relevantes desenvolve um interesse maior do público pela sua marca. O Marketing de Conteúdo serve para alimentar o relacionamento, gerar proximidade, empatia e nutrição da jornada de compra do consumidor.
Por isso, é fundamental planejar o seu calendário editorial, utilizado para listar suas estratégias de conteúdo, canais de contato e montar o cronograma de postagens. Uma das vantagens de aderir ao planejamento é aumentar a visibilidade e melhorar as métricas do seu negócio, como: tráfego do site, blog e ou ecommerce, taxas de conversão, volume de lead e oportunidade de venda.
Não se esqueça de prestar atenção na identidade visual, linguagem do texto e no uso de call to action.
4. Utilize ferramentas de CRM
Do inglês, Costumer Relationship Management, ou seja, é um software de gestão de relacionamento com o cliente, que permite um acompanhamento 360º das vendas, do marketing e de todos os pontos de contato.
Basicamente, a ferramenta funciona como um banco de dados, onde ficam armazenados informações e características comportamentais dos seus clientes, que podem ser utilizados para acompanhar a jornada de compra e com isso analisar o comportamento dos funis de vendas e criar ações para aumentar suas vendas!
Alguns dos principais softwares são: Pipedrive, RD Station CRM, Moskit, Agendor , entre outros.
Pesquise as vantagens de cada um e escolha qual corresponde melhor a sua necessidade.
Veja também um vídeo onde nosso Sócio Fundador, Gustavo Braga, fala sobre as experiências obtidas com 5 CRM’s.
CONCLUINDO…
Como mostramos, durante a pandemia, o meio digital tomou forças e alavancou as vendas, estar presente digitalmente hoje é fundamental, mas demandam alguns esforços recorrentes. Nós da Envox trabalhamos com a expertise e qualidade em planos de marketing digital bem estruturados, além de consultorias. Conheça nossos planos!