Não há dúvidas: o mercado está cada vez mais exigente, e você precisa inovar no seu modo de empreender todos os dias para não ser ultrapassado por outros negócios concorrentes. É por isso que, estar no local de destaque e gerar novas oportunidades no mundo digital, tem se tornado cada vez mais difícil. Já reparou nisso? Temos certeza que sim!
A partir de hoje, se você ainda não tinha isso em mente, eis a primeira coisa que vamos mudar: caminhe no ritmo da tecnologia, porque é ela quem sempre se atualiza e proporciona inúmeras novas formas de se comunicar. E aí. Consegue? Nós também achamos que sim!
Para isso, você precisa de estratégia. E para uma boa estratégia, suas ideias precisam estar em ordem. É que a tendência em se perder nesse universo de criação, é gigante! Por isso, seu objetivo número um para hoje é se reorganizar. Pode parecer difícil, mas nós estamos aqui para te ajudar!
E a dica primordial para este post é a seguinte: não (e não mesmo!) comece a trabalhar sem antes implementar um calendário editorial na sua rotina.
Mas afinal, o que é um calendário editorial?
O calendário editorial ou calendário de publicações de conteúdo é um documento que detalha as datas de publicações de um site, blog ou redes sociais durante um determinado período de tempo. Essa ferramenta é essencial para garantir que o seu conteúdo esteja sempre alinhado com os objetivos da empresa, e impedir que sua comunicação acabe se tornando repetitiva.
Contando com um calendário de publicações na sua estratégia, você terá um planejamento para seguir, auxiliando na produção de conteúdo de qualidade e na medida certa. Além disso, é possível analisar quais tipos de conteúdo funcionam melhor para o seu público-alvo e aprimorá-los com o tempo.
Agora, veja algumas dicas de como de como criar um calendário de publicações eficaz:
Faça uma análise do seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo é muito importante, pois é ele quem vai consumir o seu conteúdo e julgá-lo se o mesmo é relevante ou não.
Pense em quais pessoas você quer atingir e quais são seus interesses. Analisar o público-alvo permite que você saiba quais tipos de conteúdo produzir.
Defina os objetivos do seu calendário
Definir os principais objetivos antes de começar qualquer estratégia é essencial para manter o foco nos resultados que devem ser atingidos, e o mesmo vale para o calendário editorial.
Nessa fase pense bem, quais são os resultados que você espera alcançar com a estratégia de conteúdo?
Se o seu objetivo for aumentar vendas, será necessário produzir conteúdos que direcionem seu público para compra, ou se o seu objetivo for aumentar o tráfego de pessoas para o site, será necessário planejar conteúdos que incentivem seu público a fazer essa visita.
Elabore um calendário de temas
Elaborar um calendário de temas é extremamente importante, pois é ele quem vai te ajudar a organizar suas ideias, além de tornar sua comunicação clara e concisa.
Defina os melhores dias e horários para publicar
Oferecer o conteúdo certo, no dia certo e na hora certa, pode ser o fator principal para que os seus objetivos sejam alcançados.
Para isso você pode fazer estudos sobre o horário de navegação do seu público alvo, ou investir em ferramentas que gerem relatórios sobre o melhor horário de postagem.
Hoje o Facebook no planejador de publicações também oferece essa ferramenta gratuitamente. Então fique ligado.
Planeje a promoção dos seus conteúdos
Promover seus conteúdos o ajudará a segmentar seu público-alvo, e atingir as pessoas desejadas com mais exatidão.
No início é muito importante realizar testes, analisar quais as redes sociais que seu público-alvo utiliza e aí sim pensar nas melhores maneiras de promover seus conteúdos.
A Envox é uma empresa especializada em soluções de marketing digital e que, com certeza, precisa de muuuuuuuuuita organização para atender todos os clientes e garantir a satisfação de todos eles. Por isso, se você deseja implementar uma estratégia de conteúdo eficiente, com um calendário editorial que funciona, confia!
Conte com quem entende do assunto e é pautado em resultados 😊