Aqui falamos muito sobre estratégia e planejamento de marketing, suas vantagens, diferenciais e principalmente sobre sua importância para um negócio que busca o sucesso. É inegável que o marketing digital tem seu papel insubstituível na comunicação de uma marca, porém ele se torna ainda mais forte quando integrado a estratégias offline. Essa é a comunicação integrada.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ONLINE E O OFFLINE?
A principal diferença está, basicamente, na presença digital (virtual).
O marketing offline é conhecido como o marketing “tradicional”, que usa de meios como: rádio, televisão, jornal, outdoor, ações presenciais, panfletagens e malas diretas impressas, por exemplo.
Já o marketing online, que é conhecido como a evolução do offline, vem de meios como sites, blogs, redes sociais, mecanismos de buscas, landing pages, entre muitas outras possibilidades.
O QUE É A COMUNICAÇÃO INTEGRADA?
De maneira geral a comunicação integrada é aquela que usa de diferentes meios e estratégias para um mesmo objetivo.
Para que essa estratégia unificada funcione seja efetiva é preciso que as mensagens se completem, tenham linguagens parecidas e que não sejam contraditórias, principalmente.
QUAIS AS VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA AS VENDAS?
A comunicação integrada permite o melhor dos dois mundos, então, suas vantagens são as vantagens do marketing online e offline unidas, completando a estratégias com todos os pontos fortes possíveis.
Entre essas principais vantagens integradas estão, no online:
- Segmentação de público;
- Custo-benefício;
- Foco nos objetivos;
- Engajamento;
- Mensuração de KPIs relevantes,
E do marketing offline:
- Alto impacto;
- Capacidade de atingir o público que não está no meio digital;
- Experiências aproximadas.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA?
A comunicação integrada trabalha com objetivos evidentes divididos em quatro C’s:
Consistência; Coerência; Continuidade e Complementaridade
A comunicação se objetiva em não ter contradições, harmonia entre todos os meios utilizados, dinamicidade considerando a jornada de compra e canais que se complementam (sem serem dependentes uns dos outros).
COMO É A COMJUNICAÇÃO INTEGRADA PELA VISÃO DO CLIENTE?
A partir do ponto de vista do cliente a comunicação integrada traz aspectos positivos e convincentes como: a uniformidade da linguagem (encontrando a marca em diferentes canais com comunicações de acordo), a facilidade na resolução de problemas (por encontrar em mais de uma possibilidade a informação que procura), informações relevantes e a sensação de ser ouvido.
CONCLUÍNDO…
Como mostramos, a comunicação integrada depende de ambas as estratégias, o segredo é o equilíbrio. Afinal, o marketing offline não vai morrer, e o marketing digital segue se desenvolvendo e ficando cada vez mais forte.
O importante é, realmente, trabalhar em uma estratégia concisa e bem planejada.
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