Sobreviver na era digital, pós pandemia, tem se tornado um desafio para muitas empresas, principalmente quando falamos de estratégia. Se não estiver pré-definida, é como apostar em um jogo de azar, impossível prever o resultado.
Se você ler novamente o parágrafo acima, encontrará a resposta para o primeiro passo de crescimento digital: escolher com cuidado as estratégias que irá adotar dentro da sua empresa. O segundo passo é analisar as métricas de marketing e vendas, para saber se o caminho que você escolheu seguir é eficaz para ser assertivo e conquistar clientes.
Com essas métricas em mãos, você pode até mesmo compreender o comportamento que o seu lead está tendo para que, assim, possa entregar um conteúdo relevante e atrativo e, no melhor dos casos, convertê-lo em uma venda.
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Por que mensurar dados?
Mensurar dados é avaliar o desempenho das métricas que você adotou para a estratégia sua empresa. Por meio disso, é possível analisar a necessidade de mudança de estratégia, ajustes para melhorar os resultados ou, em casos extremos, o cancelamento de alguma ação.
Para saber o que é preciso analisar, é importante definir quais são as metas e os objetivos que você almeja alcançar com a estratégia ou ação e estabelecer quais são as métricas aplicadas.
Quais métricas devo analisar?
Cada empresa tem uma estratégia diferente, isso inclui métricas diferentes, porém temos algumas que podemos categorizá-las como as mais importantes dentre todas as métricas disponíveis. Conheça algumas abaixo:
Origem do Tráfego no site
Montar um site e vê-lo funcionando é satisfatório, não é? Mas já parou para pensar de onde e como estão vindo os visitantes? se é que está tendo visitantes!
É importante ter conhecimento de onde as pessoas estão te encontrando e, a partir disso, você saberá onde investir mais e quais canais precisarão de pontos de melhora.
CPC
O CPC, ou Custo por Clique é o valor médio de quanto custa cada clique no seu anúncio. Com ele, você consegue calcular a eficiência que sua campanha está tendo e determinar se é rentável ou não.
CPL
O Custo por Lead calcula quanto a empresa está pagando/investindo por cada lead que é gerado. Assim como o CPC, você consegue calcular como está sendo a eficiência da campanha.
Ticket Médio
O Ticket Médio, um indicador que jamais poderia ficar de fora, calcula qual a média do valor das vendas. Com essa métrica é possível analisar estratégias, a fim de aumentar preço ou quantidade de vendas para refletir no faturamento.
Tempo de permanência na página
Como saber se o seu conteúdo está sendo relevante? Veja a taxa de permanência que cada visitante leva no seu site. Com isso é possível medir como está a qualidade do seu conteúdo.
Uma página com baixíssimo tempo de permanência pode ser vista como irrelevante pelo Google, o que pode prejudicar o desempenho do ranqueamento do seu site e deixar o seu concorrente à frente da sua marca.
Acesse aqui e confira a importância de evoluir sua marca, de acordo com o mercado.
Taxa de conversão
Essa é uma das métricas que a maioria das empresas usa, e provavelmente a sua também irá usar. Ela é utilizada para você ver quantos leads/visitantes foram convertidos em leads, oportunidades de vendas ou clientes efetivos. Ela é vista frequentemente no funil de vendas, onde as pessoas passam por etapas até chegarem ao final do “funil”, sobrando apenas os clientes/vendas. O visitante se torna um lead, depois um lead qualificado, uma oportunidade e no fim, evolui para uma venda.
LTV
O Lifetime Value é considerado uma métrica de extrema importância. Com ele, você consegue calcular quanto cada cliente está gastando com a sua empresa durante todo período de relacionamento, assim é possível ter uma boa noção da saúde financeira e dos lucros gerados.
ROI
Do inglês “Return Over Investment”, o ROI basicamente é o retorno do investimento que você fez em uma ação. É importante para calcular os ganhos ou perdas em um investimento.
CAC
O custo de aquisição por cliente. Você já parou para pensar que para ter um cliente você tem custo? Seja ele através de panfletos, marketing digital, vendedor… É extremamente importante você saber qual o custo para adquirir um cliente e entender se a forma que você está fazendo é viável ou precisará mudar.
Entenda que se você está gastando R$ 500 para adquirir um cliente e ele chega até sua empresa e gasta R$ 300, acredite, seu negócio está em risco.
Além dessas, você pode estar se perguntando: “mas e os dados de impressão do meu post, quantidade de seguidores, número de curtidas?”; muito cuidado com as métricas de vaidade, como impressões, curtidas, quantidade de seguidores, dentre outros, elas não têm relação direta com vendas, ou seja, analisar ou dar mais importância apenas para esses dados é um erro crucial.
Já escolhi as métricas que irei utilizar, e agora?
Agora que escolheu suas métricas, você deve definir seus KPIs, indicadores-chave, para analisar.
Os KPIs são as métricas mais importantes, dentre as que você estabeleceu para análise de acordo com seus objetivos. Elas servem como indicadores de sucesso em uma ação ou campanha.
É recomendável que sua empresa não ultrapasse o número de quatro KPIs, para que, assim, os objetivos sejam os mais claros possíveis.
Mesmo que algumas métricas sejam voltadas para marketing e outras para a área comercial, é muito importante que ambos os setores trabalhem juntos para gerarem mais resultados.
Agora que você já sabe a importância das métricas, não deixe de utilizá-las na sua empresa, em pouco tempo você verá a diferença e poderá entender e justificar os resultados que receber.
Te vejo no próximo post!