Transmídia Storytelling: prenda a atenção da audiência e transforme sua comunicação em um espetáculo.

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Olhe ao seu redor e repare na quantidade de gadgets e aplicativos em que estamos conectados diariamente. Não há dúvida, a tecnologia faz parte da nossa rotina e suas inúmeras plataformas formam uma teia de pontos de contato com nosso cliente potencial. Mas, como posicionar a sua marca e comunicar sua mensagem de maneira estratégica, mesmo que de forma segmentada? Com Transmídia Storytelling!

Continue lendo este artigo, pois vamos te explicar muito sobre esse assunto.

O que é transmídia storytelling?  

Transmídia storytelling é uma grande tendência do marketing que consiste em comunicar sua mensagem de forma segmentada em várias plataformas.

Ou seja, em um primeiro momento é necessário definir as plataformas onde sua marca estará presente, sejam elas do mundo físico, como Outdoors, ou do mundo digital, como redes sociais, sites e e-mails. Depois fragmentar sua comunicação para criar um universo envolvente para o público-alvo e coerente em todos os canais. 

Quando fazemos transmídia storytelling estamos contando uma mesma história em múltiplas plataformas e formatos, ampliando os pontos de contato com o possível cliente. 

Porque fazer transmídia storytelling? 

Quem hoje entra no Instagram da sua marca, também consome o universo de conteúdo que você entrega em blog, materiais ricos, podcasts e/ou e-mails? O objetivo do transmídia storytelling é que sua marca tenha uma linha de comunicação tão boa e coerente, e um público tão engajado que literalmente te persiga por todos os canais para saber a continuação da narrativa da sua marca, afinal, quem consegue ficar sem saber o final de uma boa história?  

Partindo disso, fica óbvio que fazer transmídia não é apenas replicar a mesma campanha no Facebook e no YouTube, certo? A pessoa veria exatamente a mesma coisa e não seria estimulada a interagir ou viveria uma nova experiência. 

Se você quer entender mais sobre estratégias de comunicação, aprofunde-se lendo porque marcas precisam de estratégias de comunicação integrada. 

Como fazer transmídia storytelling? 

Vamos fazer uma soma de pensamentos rapidamente? O objetivo de uma campanha de marketing é gerar lucro ao satisfazer as necessidades de determinado público consumidor. Já o transmídia storytelling é manter sua audiência cativada a ponto de perseguir sua marca em inúmeros canais, para ficar por dentro de tudo da história que você comunica. Logo, para fazer uma ação de transmídia, precisamos definir a história principal da marca que irá satisfazer seu público e depois, traçar o objetivo da ação

Exemplos de objetivos de uma ação:  

  • Criar uma ligação profunda com seu público e gerar fãs da marca; 
  • Lançar ou relançar produtos e serviços; 
  • Aumentar a aceitação de determinado produto no mercado; 
  • Conquistar o posto de marca top of mind (marca lembrada primeiro pelos indivíduos em determinado segmento); 
  • Conduzir a audiência da marca de um canal para outro; 
  • Reduzir a replicação de conteúdo entre canais; 
  • Aumentar o reconhecimento da marca e criar autoridade. 

Após definir seu objetivo, chegou a hora de determinar quais plataformas permitem que você segmente sua comunicação em formatos assertivos para seu público. 

Ficou claro que uma campanha transmídia storytelling pode ser um divisor de águas para as marcas que querem se comunicar com o mercado e alcançar resultados expressivos, não é mesmo?

Mas administrar todos os canais e contar uma história cativante pode ser muito desafiador e exigirá tempo e esforço. 

Nós da Envox podemos te ajudar! Trabalhamos com a expertise e qualidade em planos de marketing digital bem estruturados, além de consultorias. Marque um bate-papo com nosso time de especialistas e conheça soluções. 

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Landing Pages podem ser traduzidas como página de aterrissagem.  

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