É tempo de renovar as esperanças. E as metas. Com a chegada de 2018, as empresas que quiserem sair na frente devem estar atentas as previsões para o Marketing Digital. Entender o que vem por aí significa olhar para as novas possibilidades que a área oferece, colocando o consumidor sempre no centro das atenções, como mostramos a seguir:

 

1 – Social Media X Experiência do Consumidor

4-top-previsoes-social-envox
Itaú aposta na produção de vídeos com conteúdos relacionados a vida do usuário na internet

Vincular conteúdo nas redes sociais não é só publicar posts, mas se relacionar com pessoas. As estratégias de marketing cada vez mais irão colocar o consumidor no centro das atenções, utilizando a informação para dialogar com ele. Em meio a isso, a forma de narrativa deve mudar. Aos poucos os vídeos devem ganhar as redes sociais, indo além do Youtube, a fim de aproximar o público e tornar as marcas mais reais.

 

2 – Marketing de Conteúdo aprofundado

4-top-previoes-conteudo-envox
Postagem sobre relaxamento de fim de ano da marca de roupas carioca Ahlma

 

Quando se fala em Marketing Digital o conteúdo deve seguir em alta, mas com algum aprimoramento. Indo além da publicidade, este formato de produção deve estar aliado a causa e contexto. O marketing aplicado a causa valoriza aquilo que a marca vende além do seu produto, como o propósito. No que se refere a contexto, as ações nas redes sociais estão cada vez mais próximas ao cotidiano ao dia a dia dos usuários, agregando valor ao seu dia.  

 

3 – Chatsboats e Realidade Virtual

 

4-top-previoes-chats-envox
Chatbot de atendimento de empresa telefônica Vivo

 

Com o início da penalização do Google conforme mostrou a Smart Insights, os pop-ups saem de cena e abrem espaço para o uso dos chatsboats e da realidade virtual no relacionamento com o consumidor. Os chatsboats aparecem a fim de otimizar o tempo de atendimento nas mídias digitais e entregar respostas mais precisas aos usuários, como tem feito a Vivo. Já a Realidade Virtual deve permitir a melhor visualização de um produto ou serviço, auxiliando no processo de decisão de compra.

 

4 – Influenciadores Digitais

 

4-top-previsoes-influenciadores-envox
A blogueira e youtuber Nina Secrets em ação com a marca Bephatol

 

É fato: o mercado dos creators passa por um processo de profissionalização. Em 2017, a produção de conteúdo dos influenciadores continuou a apresentar crescimento e segue rumo a consolidação a partir de um modelo de negócio. O trabalho do marketing neste processo está em reconhecer se o influencer compartilha dos mesmos propósitos e valores da marca, além da análise de resultados obtidos a partir das métricas. Tudo isso somado ao uso de dados, pesquisa e tecnologia.

 

Leia também: 7 dicas para alavancar seu negócio nas redes sociais 

Escrito por: Thaynara Oliveira

Compartilhe
About the author

A ENVOX Marketing Digital é uma Agência Integrada que oferece todas as soluções na área de Comunicação Digital que a sua empresa precisa para crescer e se destacar no mercado.