5 cases de sucesso de campanhas no Instagram

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O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce e mais rende engajamento para as empresas atualmente. É quase impossível que os empresários fujam: já existem mais de 800 milhões de usuários ativos por mês na rede social. Para você se inspirar em quem está fazendo acontecer e atraindo fãs, separamos 5 cases de sucesso de campanhas no Instagram:

1. Tulio Cotta

Campanhas no Instagram

Tulio Cotta é um profissional de beleza especializado em sobrancelhas que viaja o Brasil ministrando cursos técnicos para profissionais que já atuam na área. A campanha de 45 dias foi feita em março de 2017 para atrair interessados por dois cursos dele em São Paulo e aumentar o reconhecimento do profissional. Ela foi segmentada pelo Pixel, do Facebook, e também para mulheres de 25 a 44 anos de São Paulo que possuem interesse em sobrancelha e dermopigmentação e renda compatível com o preço do curso.

O anúncio mostrava uma foto com antes e depois de uma sobrancelha junto ao botão “cadastre-se”. O resultado: 77% das matrículas no curso vieram do Instagram; 1428 leads foram alcançados e foram feitas 20% mais matrículas do que a meta.

2. Dobra

Campanhas no Instagram

A Dobra produz carteiras recicláveis de fibra sintética desde 2016. Com uma das suas campanhas no Instagram, eles queriam atingir pessoas que já haviam ido até o site da empresa e colocado algum produto no carrinho, mas não haviam finalizado a compra.

Para verificar o comportamento das pessoas que realizavam essa ação e mapeá-las, a Dobra utilizou o Pixel do Facebook. As pessoas identificadas começaram a receber anúncios com imagens da mesma carteira que haviam colocado no carrinho, com chamadas curtas e objetivas e um botão de “Shop now”.

Como resultado, 25% das vendas foram feitas através do Instagram. Além disso, a Dobra teve um retorno de 30X no valor investido nos anúncios e diminuiu em 32% o custo de recuperação do carrinho de compras.

3. Nama

Campanhas no Instagram

A Nama é uma loja virtual de artigos de decoração e acessórios feitos em impressoras 3D. Uma das suas primeiras campanhas no Instagram tinha por objetivo encontrar um público-alvo, apresentar seus produtos e angariar clientes para a loja que ainda estava em seus primeiros meses de abertura.

A campanha foi veiculada através de anúncios com imagens do produto, chamadas convidativas e um botão de “Shop Now” para um público jovem com independência financeira no Brasil. A Nama, em seu segundo mês de existência, aumentou suas vendas em 86%, ultrapassando sua meta, aumentou o tráfego do seu site em 6.6X e obteve 79% das suas vendas feitas através do Instagram.

4. Best Berry

Campanhas no Instagram

Best Berry é um clube de assinaturas de São Paulo que oferece pacotes de lanches saudáveis para todo o Brasil. Sua campanha teve como objetivo aumentar o desempenho de seu funil de vendas (e, por consequência, suas vendas online).

Usando vídeos dos produtos com fotos e chamadas que fizessem com que o usuário ficasse com vontade e/ou curioso, eles direcionaram a campanha para um público interessado em saúde e boa forma. Para o público mais engajado, eles veicularam mais anúncios através das campanhas no Instagram, com objetivo de impactar quem já estava com alta propensão de compra.

A marca registrou um aumento de tráfego em seu site, com 85% das visitas vindas do Instagram, 16% das vendas totais concluídas através da rede social e 57% de redução no custo por assinatura comparado ao mês anterior da campanha.

5. Lay’s

Campanhas no Instagram

A Lay’s é uma marca muito popular de salgadinhos, mais especificamente de batata fritas. Com a campanha Flavor Swap (troca de sabor), onde foi criado uma competição entre sabores clássicos da marca e novos sabores, a empresa queria aumentar as vendas na loja física e diminuir o custo por impressão dos anúncios. Eles incentivaram as pessoas a experimentarem os sabores e a votarem em seu preferido, alegando que o menos votado seria retirado das lojas e que quem votou estaria concorrendo um prêmio de 250 mil dólares.

Eles anunciaram vários vídeos de 5 segundos através do Instagram para um público de pessoas de 18 a 49 anos por 8 semanas. Ao medir seus resultados, a Lay’s concluiu que a campanha aumentou seu alcance em 5%, diminuiu em 3% o custo por impressão e aumentou suas vendas em 5%.

Leia também: 7 coisas que toda empresa deve fazer para ter sucesso no Instagram


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