site responsivo o google prioriza teste seu site envox marketing digital

Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tamanho de tela, melhorando sua visualização e usabilidade. Para que seu site seja responsivo, é necessário que ele seja desenvolvido com técnicas que se aplicam HTML e CSS, ambas linguagem de programação.

O Google prioriza os sites responsivos nos resultados de busca, deixando-os mais próximos ou até mesmo na primeira página. A seguir, entenda a importância da responsividade e veja se seu site ou loja virtual está dentro dos parâmetros do Google.

Por que os sites responsivos existem?

Nos dias em que os acessos à internet eram predominantemente realizados através dos computadores (sim, existiram dias em que os computadores predominavam mais que os celulares), o desenvolvimento de sites tinha como foco apenas os computadores, ou seja, tínhamos uma tela maior para trabalhar o design e o conteúdo.

Com a ajuda do Google Analytics, identificamos que os acessos aos sites da ENVOX e dos seus clientes através de celulares estavam aumentando. Ao realizar os testes de visualização nos celulares, nos deparamos com os sites desconfigurados.

Diante disso, foi preciso fazer adaptações nos sites já existentes e essas adaptações eram realizadas com a criação de diferentes CSS’s em um único site, ou seja, era necessário criar um CSS para cada dispositivo.

No momento do acesso ao site identificávamos o dispositivo e apresentávamos o site adequado para aquele dispositivo, nessas condições o trabalho era muito maior e isso começou a encarecer os projetos.

A importância do site responsivo

A tecnologia tem evoluído rapidamente e, naturalmente, o comportamento das pessoas acompanham essa evolução.

Os tamanhos das telas que acessam a internet estão tendo bastante variação. Diante disso, o site de notícias britânico nomeou o ano de 2013 como o “Ano do Web Design Responsivo”. Pete Cashmore, o criador do portal, disse: “Para nós que criamos websites e serviços, tudo isso leva para uma única conclusão: Milhões de telas surgiram, e nós precisamos criar para todas elas.”

Para todas essas telas não é mais necessário criar vários CSS’s. Há alguns frameworks que facilitam o desenvolvimento do site por conter uma base inicial já adaptada ao responsivo, um dos mais famosos é o Bootstrap, mas existe também o Wirefy, Skeleton, Less Framework e o Fundation.

Seja você um desenvolvedor ou cliente que vai desenvolver ou investir em um novo site ou loja virtual, esteja por dentro para saber se seu site é responsivo, pois a responsividade é tão importante que até o Google dá mais relevância aos sites responsivos.

Como saber se o meu site é responsivo?

Teste a responsividade do seu site através da análise do Google neste link.

Caso seus resultados não sejam suficientemente agradáveis, entre em contato conosco: temos a melhor solução para tornar o seu site responsivo e, com isso, aumentar suas visitas.

Compartilhe