ROI: Aprenda a calcular o retorno sobre o investimento do seu negócio

ROI: Aprenda a calcular o retorno sobre o investimento no marketing digital
Saiba o que é ROI e entenda como essa métrica pode contribuir com o crescimento da sua empresa.

Muitas pessoas que estão iniciando seus investimentos em Marketing Digital têm dúvidas sobre o real resultado que podem gerar para o seu negócio. Quando falamos em resultados de marketing digital não se deve olhar apenas para a quantidade de seguidores, engajamento e visitas que uma página recebe, mas sim, o retorno sobre o investimento que cada uma dessas métricas são capazes de gerar.

Mas afinal, o que é o Retorno sobre Investimento (ROI)?

O Retorno sobre Investimento mas conhecido em inglês por Return on Investment ou ROI,  é uma métrica muito utilizada no ramo dos negócios e também da publicidade para analisar o custo investido nas campanhas de mídia comparado ao lucro gerado por conversões, como vendas ou leads. Ou seja, o ROI é uma métrica que possibilita entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais e principalmente planejar metas baseadas em resultados tangíveis.

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI basta pegar o valor total faturado da empresa naquele determinado período, menos o valor investido e dividir pelo total do valor investido. Dessa forma você terá o valor do ROI que é o número de quantas vezes o valor investido foi multiplicado em forma de resultados.

Fórmula:

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento

Exemplo:

Se a sua empresa teve faturamento de R$ 50.000,00 e o valor investido inicial foi de R$ 5.000,00, o seu ROI foi 9. Ou seja, você multiplicou o seu investimento nove vezes. Você ainda pode multiplicar o valor total por 100 para ver o seu crescimento em porcentagem, que nesse caso foi de 900%.

ROI = (R$ 50.000,00 – R$ 5.000,00) / R$ 5.000,00

 

Calculei o meu ROI, o que faço com esse dado?

Primeiramente é importante destacar que não existe uma reposta exata para dizer se o seu ROI está bom ou ruim. É importante levar em consideração os parâmetros de custos de produto e se possível realizar Teste A/B para descobrir quais campanhas trazem mais resultados.

Se você investe em diferentes canais, é recomendado calcular o ROI de cada um separadamente para saber qual está trazendo mais resultados e se vale a pena continuar o investimento em todos ou direcionar o orçamento de mídia para um ou outro especificamente.

É importante destacar que valores negativos de ROI significam que sua campanha não trouxe nenhum retorno e sim prejuízo.

O marketing digital não é uma ciência exata, mas analisar os resultados é fundamental para saber se o dinheiro investido em mídia e até mesmo o valor mensal que você paga para a sua equipe ou agência está gerando os resultados esperados no final do mês.

Leia também: Marketing Digital: por que minha empresa deve investir?

 

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