Como preparar sua empresa para vender mais antes de investir em marketing digital

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Se você, que está lendo este texto agora, já está considerando que falar em marketing digital é “mais do mesmo”, procure rever seus conceitos. Há muito ainda que explorar, aprender e praticar no que diz respeito às ações e ferramentas do marketing digital. Mas antes de sair por aí implementando ações descoordenadas, é vital saber que sua empresa precisa estar preparada, em todos os sentidos, antes de um investimento em marketing, seja digital ou não. 

Nesse post, vamos falar sobre alguns postos que precisam estar alinhados para que sua loja, indústria ou prestação de serviços conquiste mais clientes por meio do marketing digital. Acompanhe e, se desejar, compartilhe esse conteúdo com mais gestores que, como você, estão estudando sobre a implantação do marketing digital em seus negócios. 

► TENHA UM PLANEJAMENTO DEFINIDO 

Sim, começamos pelo tradicional. No marketing formal os 4P’s (produto, preço, praça e promoção) continuam valendo de forma efetiva e não alternativa. Lembre-se de que o marketing digital é apenas uma atividade inserida no P de Promoção. Mesmo que a sua empresa opte por realizar todas as atividades de divulgação de maneira digital, ainda faltará definir os outros 3 P’s. Nunca esqueça de que sem planejamento e sem uma estratégia bem definida, suas ações de marketing digital não irão funcionar. 

►OTIMIZE O ATENDIMENTO DA SUA EMPRESA 

Damos continuidade com a área de atendimento, pois ela é imprescindível para a permanência do seu negócio no mercado. Aliás, é ela quem faz a ponte entre o cliente e a empresa, podendo trazer benefícios como a fidelização do público, além da indicação para sua respectiva rede de contatos. 

Com um atendimento desestruturado, o seu negócio corre o risco não apenas de perder clientes como também ficar com uma imagem negativada no mercado. 

marketing digital auxilia na aquisição e retenção de clientes, mas ele precisa estar aliado a um atendimento de qualidade.  

Como otimizar o atendimento da sua empresa? 

  • “foco no cliente” é uma das máximas mais costumazes dos guias de sucesso empresarial. O cliente, na verdade, é a entidade onde se dá a escolha, onde reside a soberania do consumo, onde está o coração da economia de mercado. Um atendimento de qualidade deve andar ao lado de um conhecimento profundo sobre o cliente. Reunir uma base de dados sobre os seus consumidores, inclusive, registrando cada detalhe dos chamados abertos, é uma das principais providências para conseguir propor uma resolução eficaz. Se for positiva, permaneça com a estratégia. Se for negativa, é necessário avaliar os pontos comentados pelos usuários, a fim de aprimorar o seu atendimento; 
  • agilidade é um dos fatores mais importantes durante um atendimento. Ninguém quer perder vários minutos ou até horas para resolver um problema. Seus canais de atendimento precisam contar com staff suficiente a fim de atender sua demanda. Clientes esperando por muito tempo é sinônimo de insatisfação; 
  • Aposte na humanização. Cada pessoa deseja ser tratada de forma personalizada e única. A automação pode parecer uma medida eficaz em um primeiro. Utilizada em excesso, afeta o relacionamento com o seu público. Você pode segmentar seus clientes em diversos grupos e enviar mensagens personalizadas para cada segmento criado, isso ajuda a aumentar o interesse nos seus conteúdos e campanhas, no momento de investir em marketing digital. 

►PREPARE SEU PORTFÓLIO DE PRODUTOS OU SERVIÇOS 

Você já imaginou que um portfólio incrível pode atrair clientes muitos clientes? Portanto, antes de investir em Marketing Digital certifique-se de que o seu está maravilhoso! O portfólio é um mix de todos os trabalhos, serviços e produtos oferecidos pela empresa ou profissional. Esses trabalhos são organizados de forma a facilitar a visualização dos clientes em potencial. Um portfólio digital, atualmente, é o mais utilizado por empresas e profissionais de diversos setores. Por ter a capacidade de rápida e fácil exposição e divulgação, facilita que o seu cliente encontre o máximo de informações em um só lugar. 

►INVISTA EM UM BOM SITE E BLOG  

Você já ouviu falar em SEO, Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca? Se o site e blog de sua empresa já possuem conteúdo relevante, mas você ainda não está atingindo os resultados desejados, este é mais um grande equívoco e, infelizmente, um dos mais comuns das empresas que pretendem investir em marketing digital.  

Ao utilizar as técnicas de SEO, o seu blog e site pode ganhar destaque e ficar entre os primeiros nos resultados de buscas relacionadas a sua empresa. Isso facilita que mais pessoas encontrem você ou sua empresa na internet.  

CUIDE DE SUAS REDES SOCIAIS  

É um grande equívoco cometido por diversas empresas, deixar as redes sociais de lado. Periodicidade nas postagens é fundamental integrar as redes sociais como um dos canais de comunicação da sua empresa. 

Elaborar um planejamento, prevendo o formato de conteúdo que será utilizado, além de um calendário de postagens faz parte de um pacote integrado que com foco na melhor comunicação com seus clientes. Essa atualização constante é mandatória e uma das principais necessidades ao manter um perfil nas redes sociais. Ao definir, a partir de estudos e testes realizados, os melhores dias da semana e os melhores horários para fazer suas publicações, você pode comparar o nível de engajamento entre as postagens realizadas em diferentes datas e horários, atingindo seu público de maneira certeira. 

ALAVANCANDO SUA EMPRESA POR EXCELÊNCIA 

Sua empresa ou prestação de serviços não está atingindo as metas comerciais?  

Já pensou em divulgar seu negócio na internet, mas ainda não está convencido de que isso vai lhe trazer os resultados esperados? 

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