Porque marcas precisam de estratégias de comunicação integrada

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Aqui falamos muito sobre estratégia e planejamento de marketing, suas vantagens, diferenciais e principalmente sobre sua importância para um negócio que busca o sucesso. É inegável que o marketing digital tem seu papel insubstituível na comunicação de uma marca, porém ele se torna ainda mais forte quando integrado a estratégias offline. Essa é a comunicação integrada. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ONLINE E O OFFLINE?  

A principal diferença está, basicamente, na presença digital (virtual).  

O marketing offline é conhecido como o marketing “tradicional”, que usa de meios como: rádio, televisão, jornal, outdoor, ações presenciais, panfletagens e malas diretas impressas, por exemplo.  

Já o marketing online, que é conhecido como a evolução do offline, vem de meios como sites, blogs, redes sociais, mecanismos de buscas, landing pages, entre muitas outras possibilidades.  

O QUE É A COMUNICAÇÃO INTEGRADA? 

De maneira geral a comunicação integrada é aquela que usa de diferentes meios e estratégias para um mesmo objetivo.  

Para que essa estratégia unificada funcione seja efetiva é preciso que as mensagens se completem, tenham linguagens parecidas e que não sejam contraditórias, principalmente. 

QUAIS AS VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA AS VENDAS? 

A comunicação integrada permite o melhor dos dois mundos, então, suas vantagens são as vantagens do marketing online e offline unidas, completando a estratégias com todos os pontos fortes possíveis. 

Entre essas principais vantagens integradas estão, no online: 

  • Segmentação de público; 
  • Custo-benefício; 
  • Foco nos objetivos; 
  • Engajamento; 
  • Mensuração de KPIs relevantes, 

E do marketing offline: 

  • Alto impacto; 
  • Capacidade de atingir o público que não está no meio digital; 
  • Experiências aproximadas. 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA?

A comunicação integrada trabalha com objetivos evidentes divididos em quatro C’s: 

Consistência; Coerência; Continuidade e Complementaridade 

A comunicação se objetiva em não ter contradições, harmonia entre todos os meios utilizados, dinamicidade considerando a jornada de compra e canais que se complementam (sem serem dependentes uns dos outros). 

COMO É A COMJUNICAÇÃO INTEGRADA PELA VISÃO DO CLIENTE?

A partir do ponto de vista do cliente a comunicação integrada traz aspectos positivos e convincentes como: a uniformidade da linguagem (encontrando a marca em diferentes canais com comunicações de acordo), a facilidade na resolução de problemas (por encontrar em mais de uma possibilidade a informação que procura), informações relevantes e a sensação de ser ouvido.  

CONCLUÍNDO… 

Como mostramos, a comunicação integrada depende de ambas as estratégias, o segredo é o equilíbrio. Afinal, o marketing offline não vai morrer, e o marketing digital segue se desenvolvendo e ficando cada vez mais forte.  

O importante é, realmente, trabalhar em uma estratégia concisa e bem planejada. 

Nós da Envox trabalhamos com a expertise e qualidade em planos de marketing digital bem estruturados, além de consultorias. Conheça nossos planos!  

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