Como o planejamento estratégico está vinculado ao sucesso de vendas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já deve ter escutado que planejamento e organização são a alma do negócio ou ouviu algo parecido. A partir deles, a sua marca terá maiores resultados a longo prazo.  

Nesse artigo, vamos falar sobre o planejamento estratégico e como ele está totalmente vinculado ao sucesso de vendas do seu negócio. Vamos lá?  

O que é planejamento estratégico?  

Em nosso dia a dia, na maioria das vezes, seguimos planos já estabelecidos no mês, na semana ou no dia. Querendo ou não, a rotina é algo crucial para um bom desempenho em nosso trabalho e estudos.  

O foco que iremos trabalhar aqui é nas empresas, mas pode ser utilizado em diversas áreas da vida.  

Quem é empresário pode viver uma turbulência de tarefas urgentes e, sem a organização dessas, o seu negócio pode ficar sem rumo e perder lucro.  

Por isso, o planejamento estratégico surge com o intuito de te auxiliar a chegar em algum lugar por meio de objetivos, metas, valores, missão, plano de ação, entre outros.  

Em suma, esse planejamento é um processo de criação e execução de uma estratégia que visa atingir metas dentro da organização, da definição de metas até a tomada de decisão.  

Agora, vamos conferir o passo a passo para chegar o sucesso

Etapa 1 

Para o começo de qualquer negócio, é preciso desenhar a identidade da empresa que será a base para as metas e os objetivos posteriormente. Estabelecendo o porquê de a empresa existir, onde ela quer chegar, como alcançar e quem irá participar do processo.  

Também, será nessa etapa que você vai determinar quais são os valores (comportamentos/atitudes praticados), a missão (propósito e diferenciais) e a visão (sonho da organização a longo prazo) que o negócio terá. 

Algumas ferramentas podem ser úteis no mapeamento do cenário, como: 

  • Análise SWOT; 
  • Curva de Valor; 
  • 5 Forças de Porter; 
  • Matriz de Ansoff. 

Aliás, uma dica importante é desenvolver todo o processo, desde o início, em conjunto com os membros da equipe interna. Escutar quais as melhorias que precisam ser feitas, garantir uma boa qualidade de trabalho, ouvir sugestões e conselhos que irão apoiar as etapas futuras. Caso a sua empresa tenha muitos colaboradores, a sugestão é fazer reuniões com os líderes dos segmentos que representarão os demais.  

Etapa 2 

Hora de elaborar os objetivos, metas e indicadores. Os objetivos se dividem em geral ou estratégicos e objetivos específicos ou táticos. Nesse segundo, você terá que traçar planos de ação e estipular metas que serão concluídas no decorrer do tempo.  

Para facilitar, estude sobre a ferramenta chamada Metas SMART baseadas em cinco conceitos: 

  1. Specific (específico); 
  1. Mensurable (mensurável); 
  1. Attainable (atingível); 
  1. Relevant (relevante); 
  1. Time-bound (tangível); 

Finalizada essa parte, chegou o momento do dashboard ou painel de indicadores, onde você irá medir os resultados da sua empresa e determinar a situação atual e a desejada.  

Etapa 3 

Lembra que recomendamos na Etapa 1 sobre levar em consideração todos os colaboradores da empresa e incluir eles no processo de planejamento estratégico?  

Então, essa etapa será de apresentação para a equipe para alinhamentos internos. Marque uma reunião e prepare os slides com todas as informações obtidas até aqui. Afinal, eles participam diariamente e merecem saber para onde a marca está caminhando. 

Etapa 4 

Finalmente, vamos colocar a mão na massa e executar o planejamento estratégico. Primeiro, pense nessa sequência:  

  • Defina a ação; 
  • Selecione a equipe responsável; 
  • Determine o prazo de conclusão; 
  • Separe um espaço para o status de desenvolvimento. 

Para isso, indicamos usar a metodologia 5W2H e responder as perguntas simples a respeito da sua estratégia e ação, como: o que, porque, como, quem, quando e onde.  

Para um bom planejamento estratégico, leve em consideração os equipamentos e os recursos, como softwares, marketing (por exemplo o Inbound Marketing) e gestão.  

Lembre-se de revisar o conteúdo por inteiro, seja mensalmente ou quinzenalmente, pois nós sabemos que nem tudo sai como planejado e que podemos encontrar obstáculos no caminho.  

Planejamento e vendas: qual a relação? 

Depois de explicar o passo a passo, iremos responder a pergunta: Como o planejamento estratégico está vinculado ao sucesso de vendas?  

A intenção de tanto empenho por trás do planejamento estratégico está no impulsionamento da empresa por meio de um plano para alcançar um objetivo. 

A partir da delimitação dos planos, fica muito mais fácil saber o que a sua empresa vai precisar fazer, quais os meios, alternativas e quem irá participar.  

Dessa forma, com uma organização estabelecida, as chances de vendas podem aumentar, visto que seu negócio vai saber o que fazer e como chamar atenção dos consumidores para seu produto ou serviço.  

Em suma, tudo depende de analisar a situação e tirar proveito disso ao máximo. O que nos diz?   

Chame a Envox. Nós queremos que você cresça e evolua conosco! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Você sabe o que são Landing Pages?

Landing Pages podem ser traduzidas como página de aterrissagem.  

Sabe quando você clica em um anúncio e é direcionado para uma página? Essa é uma Landing Page. 

É importante ressaltar que Landing pages não são páginas de sites. São páginas criadas com um objetivo específico, os sites são páginas mais gerais com várias abas e opções.  

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

    Últimos Posts

    Categorias

    Receba nossas novidades

      [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *