Pinterest para empresas: dê um pin na sua estratégia.

Quais são as primeiras redes sociais nas quais você pensa quando falamos em criar conteúdo e divulgar sua marca? Facebook, Instagram, certo? E se te contássemos que existe mais uma, ainda pouco explorada por empresas, que é capaz de alavancar a visibilidade e as vendas? O Pinterest cresceu como uma excelente aposta para mundo dos negócios.

O mural virtual do Pinterest

O Pinterest nasceu em 2012 com a proposta de servir como um “mural virtual” para fotos e ideias. Por isso, seu nome: pin (alfinete) e interest (interesse). O aplicativo é conhecido como fonte de inspiração para os mais diversos segmentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social, o Pinterest aparece na 10ª posição das redes sociais mais usadas no Brasil e já ultrapassou o Instagram quando o assunto é influenciar consumidores na decisão de compra.

O aplicativo, que já conta com mais de 250 milhões de usuários e um público altamente engajado, pode ser extremamente eficiente para aumentar o tráfego de visitas à sites e blogs.  

Pinterest for Business

Para empresas que desejam usufruir das vantagens para o marketing digital oferecidas pelo Pinterest, o aplicativo disponibiliza uma versão para Business.

O Pinterest for Business ou Pinterest para Empresas já incorporou o slogan “A tomada de decisão começa aqui”, e não é para menos.

O aplicativo conta com milhares de usuários e é cenário de inúmeros cases de sucesso de marcas que resolveram investir na plataforma. Através dele é possível conquistar novos clientes, aumentar as vendas, trabalhar o posicionamento da sua marca e estreitar o relacionamento com o consumidor.

Mas como, enfim, o Pinterest para empresas funciona?

Os usuários do Pinterest navegam pelo aplicativo geralmente em busca de inspiração e ideias. A partir de uma palavra-chave, conceito ou marca, inúmeras fotos e imagens aparecem o feed.

As fotos favoritas podem ser salvas em pastas criadas pelo próprio usuário em seu perfil e também levar à sites, blogs, e-commerces e outras redes sociais através de links.

Esse atalho para outras plataformas digitais dá enorme vantagem competitiva às empresas e pode ser um diferencial para a divulgação da marca e conquista de novos clientes.

Essas facilidades dadas aos usuários impactam diretamente em sua decisão de compra, mais uma das vantagens de usar o Pinterest para empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Javelin Strategy & Research, 12% dos usuários de redes sociais compraram através de links. 

Otimização de palavras-chave

Justamente por ser uma rede relevante, realizar a otimização de palavras-chave em seus pins faz com que a publicação seja mais facilmente encontrada em pesquisas do Google. A descrição, portanto, deve descrever claramente o que a imagem representa.

Esta otimização é muito útil também para o ranking interno do Pinterest. Isso porque a mídia social serve também, como uma lista de desejos. O uso de palavras-chave, nesse sentido, pode fazer com que a sua empresa seja mais facilmente encontrada também dentro da plataforma. Vamos supor que você busque a palavra-chave “camiseta feminina”:

Surgirão vários resultados, mas, se analisarmos o primeiro deles, percebemos que o pin é do site Enjoei, marketplace no qual os usuários vendem, principalmente, roupas e acessórios usados.

Na publicação, podemos perceber uma boa otimização de palavras-chave. Aqui, o usuário poderia ter encontrado a mesma camiseta se tivesse buscado pelo termo “camiseta feminina Harry Potter”, por exemplo.

A já citada descrição coerente do seu pin, como você pode ver, pode gerar maior visibilidade. Além disso, outra dica é o uso de hashtags em seus pins. Elas ajudam a aumentar o alcance e cliques dos seus posts. Utilize palavras que descrevam bem a imagem e não exagere na quantidade (5 em cada pin é o número ideal).

Quer mais motivos para usar o Pinterest? Olha só esses cases de sucesso que separamos para você:

Blog Best Friends for Frosting

Blog Bird Eye

Confira também, outras dicas estratégicas para as mídias sociais da sua empresa:

3 motivos para a sua empresa investir no Instagram

Facebook Business: conheça as vantagens dessa ferramenta de negócios

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