Publicidade para advocacia: conheça as principais novas regras

Marketing é uma estratégia muito importante se você está querendo que os números da sua empresa subam. Durante a pandemia, com a crise e a diminuição de vendas, mais organizações entenderam quão grande é o Marketing Digital. 

As empresas tiveram que se reinventar contratando esse serviço. O mercado de advocacia teve muita relevância nesse período conturbado. 

Como era fazer publicidade para advocacia? 

Bom, fazer anúncios já era permitido antes dessa atualização da norma, mas algumas seccionais iam contra à prática de posts patrocinados. 

Regras e normas publicadas 

O Art. 3º basicamente fala que a publicidade para advogados, deve ter caráter exclusivamente informativo, ou seja, não se deve configurar captação de clientes ou mercantilização da profissão. Nesse artigo, algumas açoes foram vetadas:  

  • Referências a respeito de valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade ou descontos e reduções de preços são proibidos.  
  • A divulgação de informações que possam induzir a erro ou causar dano a outras pessoas, proibido.  
  • Fazer anúncio de especialidades para as quais não possua título certificado ou notória especialização é, também, proibido.  
  • Fazer aquela distribuição de brindes que todo mundo gosta, cartões de visita, material impresso e digital, apresentações dos serviços ou afins de maneira indiscriminada em locais públicos presenciais ou virtuais, não pode.  

Já no Art. 4º é dito que para o marketing de conteúdos da área jurídica, a  publicidade ativa ou passiva poderá ser utilizada, desde que não esteja ligada a captação de clientes, mercantilização ou emprego excessivo de recursos financeiros, sendo admitida a utilização de anúncios, eles sendo pagos ou não. 

Vale a pena entrar no site do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para entender melhor sobre o assunto.  

O que mudou a partir de agora? 

Com essa nova norma, foram aprovados os artigos 3° e 4° da nova publicidade da advocacia. Nesses artigos consta que agora é permitido os anúncios, ou seja, impulsionar conteúdos em plataformas como Facebook Ads e Google Ads, que são duas ferramentas que são grandes aliadas do Marketing Digital

Essa atualização no documento foi feita não para vender serviços, mas para disponibilizar conhecimento para mais pessoas, sejam elas estudantes de direito ou não. Entre as novas publicidades permitidas na advocacia brasileira, estão inclusas o impulsionamento de conteúdos, as lives e claro, se aproximar e criar relações mais fortes com o cliente através do WhatsApp

Outras funcionalidades interessantes que agora estão permitidas são: 

  • Chatbots e robôs que simulam conversas entre cliente e empresa, desde que usadas para responder dúvidas simples e encaminhar questões mais complexas ao advogado; 
  • Lives e vídeos ao vivo, desde que não seja para divulgar serviços jurídicos ou casos concretos; 
  • Adquirir palavras-chave para melhor ranqueamento no Google. 

O que é Marketing Digital? 

De maneira simplificada, é uma junção de estratégias que a empresa adota e que visam aumentar o número de vendas e visitantes. Atraindo novos negócios, clientes, e se relacionando com o seu público.  

Se reinventando em conjunto com o avanço da tecnologia, o que faz com que você se mostre presente no mundo digital, passe credibilidade a possíveis clientes e, que principalmente, tenha um retorno maior e mais rápido do que aqueles simples cartõezinhos que você distribuía por aí. 

Para você ter uma ideia dos resultados positivos que o crescimento de marketing proporciona, em Julho de 2021, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou o Provimento 205/2021 que autoriza os advogados a impulsionar conteúdos jurídicos na internet, de maneira que acompanhem o avanço da tecnologia. 

Ao implementar essa nova atualização em seu planejamento publicitário, vale ter uma empresa como a Envox, especializada nesse mercado para te auxiliar. 

Venha nos conhecer e saber mais um pouco do que podemos oferecer à você, entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociaisInstagramFacebook e LinkedIn

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