5 CRMs que já utilizamos: confira nossa experiência com ferramentas para auxiliar nas vendas

Você já ouviu falar do CRM, uma ferramenta que serve para ajudar nas vendas da sua empresa? Nós, aqui da Envox, tivemos experiência com 5 CRMs diferentes e queremos compartilhar um pouco da nossa opinião com você. 

Mas afinal, o que é CRM? Nesse post vamos te explicar tudo sobre essa ferramenta, trazer a comparação entre 5 delas e te ajudar a encontrar o melhor CRM para o seu negócio aumentar a força de vendas. 

O que é CRM? 

O CRM nada mais é do que um sistema que tem toda a organização e controle de possíveis clientes. A partir dele, é possível gerenciar e monitorar ações dos seus prospects e clientes e, a partir dessas informações, encontrar ações de marketing ou vendas para conseguir converter um lead e até mesmo realizar a retenção de um cliente

Por isso, essa ferramenta se torna tão essencial para uma empresa. Sem um CRM bem estruturado e integrado com o perfil comercial da empresa, não é possível escalar seu negócio e aumentar sua lucratividade, já que os dados ficam ocultos e informações são perdidas o tempo todo. 

Com um painel e ferramenta integrada, todos os dados estão ali para serem usados, inclusive com diversos features que integram ligações por WhatsApp, telefone e formatação de réguas simples de relacionamento. 

Para que serve o CRM?  

Além do que já mencionamos, uma forma mais simples de entender o CRM é enxergar a organização e controle de possíveis clientes, onde um lead (possível cliente) entra em contato com sua empresa e, antes de converter, vai passar por várias etapas, como: apresentação, follow up, entre outras. 

Dessa forma é que o CRM entra, fazendo o controle de tudo isso e informando sobre a etapa de cada um dos seus leads, ajudando sua equipe comercial a ajustar o pitch de vendas baseado no momento daquele contato e nas informações que ele tem. 

Qual a diferença entre os CRMs? 

Importante ressaltar que o que vamos trazer agora é de acordo com experiências internas da Envox. Como já passamos por alguns, trouxemos nossa visão sobre 5 CRMs utilizados por aqui. Confira um pouco da nossa opinião: 

CRM da RDStation 

O RD marketing é fantástico! Tanto a empresa quanto a sua metodologia e a cultura são sensacionais. Inclusive, somos agência parceira da RD, fruto de uma parceria e trabalho eficientes.  

Em relação ao CRM, sentimos uma dificuldade nas configurações e integrações, principalmente quando há mais de uma conta no RD Station Marketing. No começo foi uma experiência bem ruim, difícil para entender como estavam ligadas as contas entre CRM e Marketing. Porém, o painel da ferramenta é mais intuitivo e fácil de usar, principalmente por equipes comerciais mais amadoras e com menos experiência. 

PIPEDRIVE 

É um CRM estrangeiro e bem completo. Conta com integração de telefonia e RD Station. Porém, seu único problema é o pagamento em dólar e, com a variação do câmbio acaba não sendo a opção mais em conta para a maioria das empresas.  

Sugerimos que esse CRM seja usado por uma equipe com um gestor que tem a necessidade de acompanhar o restante do time, já que ele tem uma estrutura muito bem elaborada para isso. 

Vale a pena ser testado, principalmente pela visualização otimizada do funil de vendas, progresso de metas e automatizações. 

MOSKIT 

A integração do MOSKIT é simplificada e o atendimento deles é impecável. É um CRM 100% brasileiro e, por conta disso, o custo benefício é uma de suas vantagens.  

Quando começamos a trabalhar com ele, a parte de relatórios nos desagradou um pouco. Na nossa opinião, não nos atendeu no básico. Nós precisávamos trazer as conversões com base em origens, por exemplo, mas não conseguimos.  

Porém, dependendo do que você for usar, o CRM dele funciona muito bem. A empresa tem também uma opção de gerenciador de projetos básico com Kanban, o que é bem legal.  

Já a parte de atendimento e forma de pagamento é muito claro e simples de fazer a contratação e cancelamento. Não deixa de ser uma indicação para ficar de olho. 

Agendor 

A parte de relatórios realmente nos chamou atenção e nos impressionou muito, além de o atendimento deles ser ótimo. Também é uma empresa brasileira e a melhor parte disso é que você paga em Real. Por isso, o custo benefício desse CRM é muito bom.  

A plataforma oferece múltiplas pipelines. Aqui na Envox nós estávamos utilizando uma pipeline para SDR e HUNTER e outra pipeline para CLOSER e isso nos ajudou bastante.  

A única coisa que nos fez rescindir com a Agendor é que, em um dado momento, nós precisávamos organizar nosso atendimento. Por exemplo: nós estávamos recebendo leads por vários canais e um deles cai no WhatsApp. Como o WhatsApp é muito pessoal, precisávamos fazer com que o atendimento do Whats fosse distribuído para todos os vendedores de forma cíclica no mesmo número. E para fazer no Agendor, tinha que contratar uma outra ferramenta de integração e uma outra de gestão de WhatsApp, o que acabou prejudicando nossa parceria. 

Bitrix 

É uma empresa estrangeira. Então, o pagamento é em dólar e isso faz com que não seja uma das mais acessíveis financeiramente. Porém, acreditamos que ele é o mais completo, inclusive entrega além de apenas um CRM

Na Bitrix há divisões de projetos, orçamentos, faturas e muitas outras ferramentas para que, quando você fechar um cliente, consiga desenvolver todo o seu time dentro da própria plataforma, o que facilita muito a passagem de bastão de um setor para outro. 

É o nosso CRM atual porque tem integração com WhatsApp, onde há um plugin pago a parte, que custa em torno de R$ 200, também cobrado em dólar. Além disso, possui uma parte de telefonia nativa que é muito eficiente. 

Outra opção é alugar um número de telefone de qualquer lugar do mundo por U$$ 11 mensais. O Bitrix oferece relatórios de ligações, com total de efetuadas, recebidas, com a possibilidade de configurar ramal e inserir música, fazer gravações e personalizar da melhor forma. 

Além disso, ele tem uma divisão de Sales Intelligence, que é para acompanhar as campanhas que estão rodando no Google, Facebook, Instagram e ver o quanto cada uma está convertendo em novos leads. 

Sobre a parte de pagamento, conseguimos ter nota fiscal brasileira sem precisar pagar em dólar com IOF. Para isso, contamos com parceiro oficial aqui no Brasil, que é o CRM Think. 

Vale a pena olhar tudo o que esse CRM tem a oferecer. 

Vale a pena usar um CRM? 

Vale muito a pena pelo controle e organização que o CRM dispõe. As demais vantagens podem ser vistas no leque de possibilidades que uma ferramenta como essa abre. 

O time comercial começa a perceber as diferenças logo nos primeiros meses de uso, otimizando seu tempo, suas vendas e, consequentemente, seu lucro. 

Qual o melhor CRM? 

É importante que você analise seu cenário, a rotina do seu time e entenda qual a sua real necessidade para decidir a melhor opção para você neste momento. 

Cada um tem sua força e se adapta melhor a determinadas necessidades, por isso nós já testamos cinco. Agora estamos mantendo o Bitrix e deixaremos um link para contato com o nosso consultor, caso você tenha interesse. 

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