Marketing e Vendas: 3 bons motivos para incentivar a cooperação entre os setores​

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Muitos acreditam que, dentro de uma empresa, as áreas de vendas e de marketing têm funções distintas: uma é responsável por gerar receita, a outra por divulgar e fortalecer a marca. 

No meio das atividades e responsabilidades, no entanto, existem outros aspectos a serem considerados. As formas de atrair clientes, de cultivar um relacionamento e de realizar as vendas em si são alguns. Pensando nisso, pode surgir a dúvida: quem deve realizar o quê e de que forma? 

A resposta é simples e direta: ambas as áreas precisam estar alinhadas e devem trabalhar juntas. No entanto, cada uma tem funções específicas e identificá-las é essencial! 

Marketing 

A principal função do marketing é atrair um cliente em potencial (o lead) e conduzi-lo por toda a jornada de vendas, até que esteja, finalmente, pronto para efetivar uma compra. 

Para isso, a equipe precisa, antes de qualquer coisa, realizar pesquisas para entender o cenário em que a empresa está inserida, a fim de identificar tendências, criar personas e desenvolver um planejamento estratégico com base nessas informações. 

Leia também: Jornada de Compra: o que é e quais são suas etapas  

Geração de leads 

Com dados obtidos na etapa de pesquisa, a equipe de marketing consegue saber como se comunicar, que tipo de conteúdo produzir e quais estratégias utilizar para atrair pessoas que possam se interessar em adquirir o produto ou serviço oferecido pela empresa. Essas estratégias podem ser, por exemplo:  

  • Materiais off e online; 
  • Marketing de conteúdo; 
  • SEO; 
  • Mídias pagas; 
  • Comerciais de rádio e TV. 

Uma vez que o lead é atraído, a equipe de marketing passa a ter um novo desafio: nutrí-lo.  Nessa etapa, o envio de conteúdos úteis é fundamental não apenas para educá-lo, como também para mantê-lo próximo da marca. Além do mais, o trabalho ajuda a desenvolver um relacionamento mais sólido entre a empresa e o potencial consumidor. 

Quando o lead está devidamente nutrido e qualificado (ou seja, demonstrando um real interesse em adquirir o produto), significa que é hora da equipe de vendas entrar em ação!  

Vendas 

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que o papel do marketing é atrair e criar um relacionamento junto ao lead. Porém, convencê-lo a comprar de fato é uma função da equipe de vendas, que deve usar de todo o seu poder de persuasão para atingir o objetivo final. 

Um bom vendedor deve aproveitar que tem um contato mais direto com o cliente em potencial. Nesse momento, é essencial que compreenda as reais necessidades do lead e reforce os pontos fortes do produto que poderão melhor atendê-lo.   

Esse contato com lead é importante, porém, não é a única função de um profissional de vendas. Afinal, também é preciso saber negociar, ou seja, fazer propostas, receber contrapropostas e argumentar até chegar a um ponto de equilíbrio entre a oferta e o preço – ou melhor, um valor que beneficie ambos os lados. 

Quando isso acontece, o negócio é fechado. Isso significa que foi realizado um ótimo trabalho tanto pelo marketing – que atraiu e conduziu pela jornada alguém que, às vezes, sequer sabia que precisava de um certo produto – quanto pela área de vendas, que não perdeu a oportunidade de gerar receita. 

Leia também: SDR: o que é, para que serve e como usar para aumentar as suas vendas 

Marketing + Vendas: motivos para haver colaboração entre os setores 

Podemos dizer que, por mais distintos que sejam, os trabalhos realizados pelo marketing e pelo time de vendas se complementam. Mais que isso: aumentam as chances de sucesso de cada oportunidade. Portanto, as duas equipes devem, sim, caminhar juntas, alinhando estratégias e buscando o sucesso do negócio! 

Desse modo, os maiores motivos para haver colaboração entre os setores de marketing e vendas são: 

1. Filtragem de leads  

O marketing inicia a jornada de compra junto aos leads e entrega para os vendedores oportunidades com maiores chances de conversão.  

A entrega de leads qualificados, ou seja, o contato de pessoas que estão prestes a realizar uma compra, garante que o atendimento a esses potenciais consumidores seja realizado de forma personalizada e ágil. Desse modo, o time comercial não perderá tempo entrando em contato com pessoas que ainda não estão prontas para a compra. 

Leia também: Nutrição de leads: a solução inteligente para criar um processo de vendas recorrentes 

2. Melhoria nas estratégias de Marketing 

O time de vendas pode dar feedbacks para o pessoal do marketing entender quais são as características dos leads que refletem em maior potencial de fechamento. 

Com essa informação, a equipe de marketing consegue segmentar e elaborar conteúdos cada vez mais assertivos para atingir o público-alvo e a persona do cliente. 

3. Organização de tarefas 

Ter equipes de marketing e vendas com funções bem delimitadas impede que as tarefas se misturem e formem um grande planejamento confuso.  

Com as tarefas mais organizadas, o processo de passagem do marketing para vendas se torna mais fácil. Isso minimiza as chances de perder um lead e aumenta as chances de sucesso. 

Todas as estratégias que desenvolvemos na Envox têm como foco principal gerar oportunidades para os nossos clientes, ou seja, alimentar o time de vendas com potenciais consumidores da marca.  

Em nossa experiência, para que o relacionamento com o time de vendas do cliente funcione corretamente, é preciso alinhar metodologias de trabalho. Por isso, buscamos ir além do marketing

Nós envolvemos os vendedores nas estratégias, para que saibam qual é a melhor forma de abordar o cliente no momento de fechar a venda. É assim que conseguimos potencializar os resultados e mostrar aos times de marketing e vendas a importância do trabalho em conjunto

Conheça mais sobre nosso trabalho e agende já sua consultoria

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

Uma resposta

  1. Marketing e vendas devem sempre andar juntos, desde que tenham as expectativas alinhadas com o cliente que muitas vezes que resultados rápidos e que uma área não faça promessas milagrosas, estas dependentes de outra área específica.

    Assim, evitasse conflitos internos e cobranças excessivas por metas, a mando de caprichos do dono da agência, desnecessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *