Marketing digital para beleza: como ampliar o alcance do seu trabalho

O segmento da beleza é um dos que mais cresce no Brasil , com faturamento estimado em 7,8 bilhões de reais para 2018 segundo a Valor Econômico, o que aumenta a oferta de serviço e a concorrência entre os profissionais na hora de atrair clientela. Em meio a isso, o Marketing Digital para beleza é uma excelente ferramenta para divulgar seu trabalho e se posicionar como referência no meio. Mas você como colocar tudo isso em prática?

Os pontos mais importantes para quem está começando é entender quem é o público, definir um objetivo e realizar uma planejamento, com as principais estratégias, linguagens a serem utilizadas, posicionamento, hashtags, análise da concorrência e a elaboração de um calendário editorial com as datas das publicações. Levando em conta que a área da beleza está diretamente relacionada com a imagem, o ideal é apostar em conteúdos com fotos e vídeos, o que faz do Instagram uma excelente rede social para o contato direto com o público. Para te ajudar em sua estratégia de posicionamento, selecionamos abaixo algumas dicas específicas para crescer com o Marketing Digital para Beleza, você está preparado?

 

Principais dicas de Marketing Digital para Beleza:

– Invista em Fotografia

Para ter sucesso como profissional nas redes sociais é preciso ter em mente que elas funcionam como uma espécie de vitrine. Então todo o cuidado com visual merchandising, branding, posicionamento do produto, também se aplica nas redes sociais. Já imaginou com o cliente se sentiria na frente de uma vitrine mal cuidada? O mesmo vale na internet! Antes de divulgar seu trabalho, busque por referências em fotografia. Detalhes como luz, posição da modelo e enquadramento fazem toda a diferença para uma boa foto.

 

– Mostre o resultado dos serviços

Quem compra ou procura um serviço pela internet muitas vezes se decepciona quando a imagem exibida não corresponde com o real. Por isso, invista em imagens que demonstrem o resultado real do seu trabalho, com uma comparação entre antes e depois. Neste formato, vale investir em postagens com mais de uma foto, que permitam estabelecer uma comparação. As dicas do tópico acima também são bem-vindas e outra questão importante é: evite usar filtros nas fotos de cabelo, pois eles alteram a cor da foto e assim, o resultado do trabalho.

 

– Faça Stories

Não adianta fugir! O Insta Stories é o sucesso do momento. Um dos últimos dados divulgados pelo Facebook mostram que atualmente o serviço conta com pelo menos 300 milhões de usuários. Alguns especialistas também dizem que o Stories tem sido mais acessado do que o próprio feed do Instagram. Inclusive, a ferramenta é uma ótima forma de divulgar uma nova foto postada. Utilize o Stories para divulgar bastidores do seu trabalho, o movimento do salão, horários disponíveis para as clientes e até mesmo para compartilhar como funciona alguns dos serviços. Aproveite o espaço como uma forma de contato direto com suas clientes.

 

– Não esqueça a divulgação

Encare o Instagram como uma plataforma de vendas, ideal para anunciar seu negócio. Não tenha medo de fazer postagens mais comerciais, apresentando serviço e preço. Tenha sempre uma frequência de postagem, com uma linha criativa e analise de resultados. Também vale abrir o inbox como espaço para agendar horário de atendimento o que aumenta a chance de conversão de usuários em clientes fidelizados. Incentive seus clientes a postar, marcar, compartilhar, isso passa credibilidade aos novos usuários. Este é mais um canal de contato do cliente com o seu serviço ou sua marca, o que gera engajamento e proximidade, essencial para o sucesso do negócio.

 

Confira alguns clientes da ENVOX no ramo de Beleza:

 

Rei da Barba Alphaville

 

 

A ENVOX é responsável pelo conteúdo e posicionamento da franquia Alphaville Graciosa da barbearia Rei da Barba. Com a chegada do cliente em Novembro de 2017, deu-se início ao Facebook e Instagram da marca, que hoje conta com mais de 5.000 seguidores.

 

Keune Academy Curitiba

Atuando em duas frente, a Keune Academy Curitiba oferta cursos profissionalizantes na área da beleza, bem como produtos profissionais para cabelos. As redes sociais da marca, principalmente o Instagram, conciliam postagens variadas para um feed organizado e informativo para o cliente.

 

Bei Capelli Alphaville

Como canal de comunicação para com as clientes, o Salão Bei Capell tem definido em sua linha de postagens três formatos: divulgação de serviço, resultado do trabalho das profissionais nas clientes e produtos utilizados nos tratamentos do salão, compartilhando o processo do salão e passando crebilidade aos usuários.

 

 

Para concluir …

Planejamento estratégico, feed organizado e diferentes formatos de postagens são apenas algumas ferramentas para melhorar a comunicação com o público e ampliar o alcance do trabalho. Em meio a isso, é importante manter a regularidade na postagens, taxa alta de respostas das mensagens recebidas, monitoramento diário e análise de métricas a fim de mensurar e aprimorar as estratégias desenvolvidas para resultados semelhantes a dos cases apresentados;

 

Leia também: Branding Digital, a nova estratégia de vendas para as empresas

Escrito por: Thaynara Oliveira

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