O que é Marketing de Conteúdo e como aplicá-lo em sua estratégia

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Conceito de Marketing de Conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute, “Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e capturar uma audiência definida – e, como objetivo final, fazer o consumidor realizar alguma ação que gere lucros.”

Resumindo, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que se baseia em produção de conteúdo de qualidade com foco em um objetivo e um público-alvo. Utilizada junto com o Inbound Marketing, nutre e educa seu público com informações, entretenimento e notícias. Isso é feito até que o internauta esteja realmente preparado para tornar-se seu cliente.

Essa estratégia é mais utilizada no Marketing Digital do que no Marketing Tradicional, mas tem aplicação em ambos. Online, ela pode ser aplicada através de posts e matérias em blog, e-mail marketing, mídias sociais, materiais ricos (como eBooks, infográficos, manuais e guias), entre outros. Ademais à Internet, observamos sua aplicação nos meios offline através de jornais e revistas.

Pode-se dizer que qualquer conteúdo rico que não tenha como objetivo fazer publicidade e seja produzido por uma marca é Marketing de Conteúdo.

Objetivos do Marketing de Conteúdo

Essa estratégia procura trazer seu público-alvo até sua marca com conteúdos e estimulá-lo a realizar alguma ação. Além disso, quando aliada ao Inbound Marketing e ao Pipeline de Vendas, pode ser utilizada para capturar leads e conduzi-los durante suas jornadas de compra.

Por estabelecer uma comunicação direta com o público certo, o Marketing de Conteúdo é efetivo e tem ótimo custo-benefício. Ademais, além de estimular o leitor a comprar, cadastrar-se, inscrever-se e etc, ele também cria um relacionamento com os consumidores. Esse vínculo é muito importante para fortalecer sua marca e aumentar sua cartela de clientes fiéis e, por consequência, seus resultados.

Como aplicar o Marketing de Conteúdo em sua estratégia

O Marketing de Conteúdo informa, educa e influencia a decisão de compra do consumidor. As pautas abordadas precisam ter foco em seu público-alvo e suas personas, nunca totalmente em sua instituição. Você precisa atingir a dor das pessoas para conseguir capturá-las.

Para criar conteúdo certeiro e de qualidade, é preciso pesquisar e estabelecer as características e interesses de seu público-alvo. Além disso, é importante ver o que seus concorrentes fazem e avaliar o que dá certo. Depois, faça um planejamento de pautas baseado nos resultados da sua pesquisa. Se possível, utilize o Funil de Vendas e defina as pautas por etapa da jornada de compra.

Lembre-se: é muito importante produzir conteúdo de qualidade, variado e com uma boa frequência. Tudo isso vai variar de acordo com seus objetivos e sua estratégia.

Conclusão

Agora que sabe o que é Marketing de Conteúdo, que tal deixar sua estratégia nas mãos de quem entende? A ENVOX Marketing Digital é uma agência com foco em Inbound Marketing que pode aplicar o Marketing de Conteúdo e o Funil de Vendas na comunicação da sua empresa. Faça agora mesmo seu orçamento, estamos dispostos a lhe apresentar um planejamento que vai aumentar seus resultados.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *