Tudo o que você precisa saber para ter uma Loja Virtual de Sucesso

Uma loja virtual de sucesso vai muito além de um layout bonito. É preciso traçar estratégias para alavancar suas visitas e oferecer uma boa navegabilidade para seus clientes. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais que toda loja de sucesso precisa. Confira a seguir:

Fretes

Um dos maiores problemas enfrentados pelas lojas virtuais hoje é a dificuldade em cumprir prazos do frete. Atualmente no Brasil o frete ainda é considerado caro e pouco eficiente. Portanto é recomendado ir atrás de parcerias com o Correio e dependendo do seu ramo e área de atuação pode ser mais vantajoso trabalhar com frete próprio ou serviço de motoboy terceirizado. Mas antes, avalie bem a viabilidade de cada um.

Em sua loja virtual procure deixar bem claro os prazos e redobre o cuidado em períodos de datas comemorativas ou greves dos Correios, pois isso pode afetar suas entregas e gerar transtornos que vão afetar sua marca.

Tributação

É importante conhecer o tipo de imposto e de tributo que incide sobre seu negócio antes de definir sua estratégia de precificação e suas ações de marketing. Um planejamento tributário mal feito pode gerar prejuízos significativos. Com o crescimento das lojas virtuais surgiram propostas para evitar perdas de arrecadação de ICMS em estados que compram mais do que vendem pela web. Embora tenha sido suspensa, a medida não morreu e ainda gera discussões, por isso, esteja sempre antenado nessas condições.

Estoque

Para o sucesso de qualquer loja virtual é fundamental estar com estoque sempre disponível. Muitas lojas perdem visitantes que desistem de navegar ao verem muitos produtos indisponíveis.

Outro ponto pra levar em consideração é a quantidade em estoque para não acontecer de você vender mais do que tem. É recomendado sempre colocar um número inferior de itens disponíveis no estoque. Por exemplo. Se você tiver dez unidades do mesmo produto, coloque oito para evitar furo de estoque e vender quantidade superior do que você possui disponível para vendas.

Planejamento de Marketing Digital

Uma estratégia de Marketing Digital bem elaborada vai muito além de fazer posts nas redes sociais e anúncios do Google. Tudo precisa ser planejado de forma minuciosa para não desperdiçar tempo, verba de mídia e principalmente deixar de atingir os resultados esperados. Por isso, é recomentado fazer um estudo completo, documento cada etapa do marketing.

A nossa sugestão é começar mapeando todos os seus concorrentes diretos e indiretos, para saber o que eles estão fazendo para se destacar na internet, depois procure conhecer o perfil do seu público-alvo, desde os tipos de assuntos que eles mais costumam buscar na internet, até os horários que mais estão online.

Após entender a concorrência e o comportamento do seu público é recomendado fazer um brainstorm até chegar a uma ideia final. Reúna pautas que interessam ao seu público, defina linguagem, canais a serem utilizados e posto conteúdos com o objetivo de gerar engajamento para a sua marca.

SEO (Search Engine Optimization)

Para quem não sabe, SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas tanto de fatores On Page (ações feitas dentro da sua loja) e fatores Off Page (ações realizadas fora da sua loja virtual) e que interferem diretamente no posicionamento dos resultados de buscas). Embora seja considerada uma estratégia dentro do Marketing Digital, esse item merece um tópico exclusivo, já que é um dos principais responsáveis pelo sucesso ou não de uma loja.

Diversas pesquisas mostram que as visitas vindas da busca orgânica costumam ser a maior fonte de tráfego para a maioria das lojas virtuais e apresentam a maior taxa de conversão de todos os canais utilizados para divulgação. Por isso, é fundamental se preocupar com o bom posicionamento da sua loja virtual nos resultados de pesquisa.

As principais ações de SEO que não podem faltar em seu site vão desde utilizar URLs amigáveis, Tags H1, H2,  Titles e Descriptions personalizadas para cada página, descrição de produtos exclusivas (não copiar de outras lojas) e imagens otimizadas com nomenclaturas e Tags Alts.

Quer saber mais como ter sucesso com vendas online? Agende um café conosco que teremos o prazer de ter explicar.

Leia também: Inbound Marketing: o que é e como posso usar para aumentar as minhas vendas?

 

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