Google Trends: aposte nas tendências para ganhar visibilidade

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Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite o acompanhamento da evolução do volume de buscas de uma determinada palavra-chave. É uma gigantesca base de dados para mostrar a você quais temas estão sendo pesquisados no momento (e até em períodos anteriores!), bem como quais temas relacionados à sua pesquisa as outras pessoas também estão buscando e outros insights. 

Como exemplo, podemos mencionar as buscas realizadas no período da pandemia do coronavírus, em 2020. Logo após o início da quarentena, o Google Trends chegou a registrar 142% mais buscas por pijamas. Aspirador e quebra-cabeça também tiveram um aumento de mais de 50% no interesse. 

Gráfico do aumento de interesse por pijamas no Google Trends
Gráfico do aumento de interesse por pijamas no período entre março e junho de 2020.

 

 

Outro caso interessante gira em torno da série “O Gambito da Rainha”, da Netflix. A história é sobre a trajetória de uma enxadrista prodígio, e o roteiro fala muito sobre o universo do xadrez. Depois do seu lançamento, em outubro de 2020, pesquisas por “como jogar xadrez” tiveram um crescimento de 170%. O nome das jogadas também teve um aumento significativo de buscas. 

E não é só isso: aplicativos de jogos de xadrez tiveram mais de 400 mil downloads em menos de 30 dias. Canais do YouTube sobre essa temática também tiveram um crescimento além do convencional. 

Aumento repentino de buscas relacionadas a “xadrez” no Google Trends
Aumento repentino de buscas relacionadas a “xadrez”, entre outubro e dezembro de 2020.

Todas essas métricas têm algo em comum: elas puderam ser acompanhadas pelo Google Trends. E você já deve saber onde queremos chegar. Sim, essa ferramenta pode ter um papel estratégico para dar visibilidade à sua marca. 

Por que usar o Google Trends? 

Na prática, qual o sentido de utilizar as informações disponibilizadas pelo Google Trends? Como utiliza-las para enriquecer uma estratégia de marketing digital? Confira alguns bons motivos para apostar nessa ferramenta: 

Produção de conteúdo 

Content Trends, pesquisa realizada em 2019 pela Rock Content, mostrou que, apesar de 67,3% das empresas adotarem o Marketing de Conteúdo como estratégia de atração, 66,3% apresentam dificuldade em produzir conteúdos que gerem engajamento. 

É aí que o Google Trends entra: ao identificar as palavras-chave mais pesquisadas, é possível tirar ideias de conteúdo a partir disso. Dessa forma, você garante que os materiais e artigos produzidos sejam, de fato, do interesse dos usuários. 

Previsibilidade para criar anúncios e ações 

Com o Google Trends é possível identificar os picos de interesse dos usuários sobre determinado assunto. A partir disso, você consegue antecipar e planejar campanhas e ações, como links patrocinados, ações sazonais e até mesmo um calendário editorial de conteúdos. 

Busca por tendências 

O termo “trend” fala tudo sobre a ferramenta! Ele indica quais são as tendências dentro de um segmento de mercado. Para os e-commerces, por exemplo, pode ser interessante descobrir novidades para aprimorar o serviço oferecido aos usuários. Ficar antenado ajuda você a entender melhor no que os seus clientes — e consumidores em potencial — estão interessados. 

Comparação entre termos 

Quando você pesquisa por uma palavra-chave, o Google Trends automaticamente indica termos semelhantes que também estão sendo buscados. Além disso, é possível encontrar, manualmente, duas palavras-chave e analisar a comparação apontada pela ferramenta. 

Assim, você pode comparar dois termos e definir qual tem maior chance de gerar melhores resultados. Quando falamos em anúncios, como o Google Ads, escolher a melhor palavra-chave pode ser crucial para atrair cliques na campanha, aumentar o tráfego do site ou conseguir um melhor ranqueamento no Google. 

O Google Trends, portanto, pode ser uma mão na roda para que as estratégias de marketing digital se tornem mais eficientes e precisas, informando exatamente o que os usuários mais procuram e se interessam na Internet. Para te ajudar a seguir nessa jornada para conseguir mais relevância online, separamos um conteúdo com algumas dicas para você estruturar o planejamento estratégico de Marketing da sua empresa este ano: 

Planejamento de marketing digital: prepare sua empresa para 2021

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