Google Adwords ou SEO: Qual estratégia é mais eficiente para a minha empresa?

Google Adwords ou SEO: Qual estratégia é mais eficiente para a minha empresa?

Google Adwords ou SEO? Qual devo investir primeiro ou qual irá trazer mais resultados para o meu negócio? Tenho ouvido com frequência essas dúvidas de clientes e prospects que conversei nos últimos meses. Por isso, resolvi escrever esse post para explicar suas diferenças e esclarecer as dúvidas. 

Quando o assunto é Marketing Digital há muitas ações que podem ser feitas. Uma delas é o SEM (Search Engine Marketing), também conhecido como Marketing em Sites de Busca.

SEM é uma forma de marketing na internet, que tem como objetivo promover sites nos resultados de buscas do Google. As ações de SEM são divididas em duas principais frentes, o SEO (Search Engine Optimization) e os Links Patrocinados, campanhas de performance realizadas através da ferramenta Google Adwords.

Como é divido os resultados de busca?

Para quem não sabe, os resultados de busca do Google são divididos em busca orgânica e busca paga, conforme ilustra a imagem a seguir:

Busca orgânica ou Busca Paga?

Tá, mas qual a diferença entre busca orgânica e busca paga?


Busca Paga / Resultado Pago 

Os primeiros resultados de cada página vêm acompanhados do selinho “anúncio”. Esses são os resultados exibidos a partir de campanhas realizadas no Google Adwords, que funciona basicamente como um leilão de links. Ou seja, você paga por clique toda vez que algum internauta clicar em seu anúncio.

Exemplos de anúncios:

Anúncios pagos - Google Adwords

Busca Orgânica / Resultado Orgânico 

Logo abaixo dos resultados pagos vem os resultados da busca orgânica, que seria a “busca gratuita”, pois não é preciso pagar para seu website ser exibido ali. Porém, é necessário realizar uma série de ações para que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa. Os critérios que definem a posição de cada site nos resultados do Google são definidos por um algoritmo que está em constante atualização.

Tá, mas o que é esse tal de SEO?

SEO são técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca. Vão desde a otimização dos conteúdos do seu site, até a estrutura de navegabilidade e arquitetura do site. Nesse processo também entra a otimização de códigos-fonte, redefinição de URLs, otimização de Tags e imagens.

Tá, mas o que é esse tal de Google Adwords?

Google Adwords - Envox

O Google Adwords é uma ferramenta de gestão de anúncios na internet em formato de Pay Per Click (PPC) ou, Custo por Clique (CPC). Sendo assim, para ter um anúncio veiculado no Google Adwords, é preciso pagar.

Esse pagamento é feito cada vez que seu anúncio é clicado ou exibido em alguma das plataformas de publicidade do Google, que pode ser a rede de pesquisas (buscador), a rede de displays (sites parceiros) ou até mesmo no YouTube.

Para que um anúncio seja exibido é preciso que ele vença uma espécie de leilão de palavras-chave. Nesse leilão é levado em consideração o lance que é dado a cada palavra, a relevância dela na busca do internauta e o índice de qualidade dos seus anúncios.

 Tá, mas qual das duas estratégias eu devo seguir, Google Adwords ou SEO?

A resposta é cruel mas o ideal seria fazer os dois, pois ambos interferem diretamente nos resultados um do outro. Mesmo sendo tão diferentes, ainda compartilham diversas semelhanças, o que deixa a escolha entre SEO e Adwords ainda mais acirrada.

A principal diferença entre as duas estratégias, e que pode ser seu fator decisório se você está disposto a investir em apenas um dos canais, é o tempo para obter resultados. Ao anunciar no Google Adwords é mais fácil trazer resultados a curto prazo, enquanto o SEO é um investimento para médio ou longo prazo, já que o algoritmo do Google está em constante atualização e é necessário realizar as alterações frequentes em seu site para tentar posicionar-se a frente dos seus concorrentes.

Os resultados de uma estratégia de SEO podem demorar mais para aparecer, mas por outro lado você não se torna dependente de uma verba de mídia a cada mês. Por exemplo, se você optar em pausar suas campanhas no Google Adwords por um período, as visitas do seu site podem despencar, caso ele esteja dependente dos anúncios para garantir um determinado número de visitas.

Em resumo, entre Google Adwords ou SEO, não há como falar em um sem falar em outro e vice-versa, pois as duas estratégias andam juntas. Mas se você tiver que escolher, que seja pela necessidade de obter resultados a curto ou a longo prazo.

Caso queira saber mais sobre o assunto, deixe seu e-mail abaixo que enviaremos mais informações!


Leia também: Como a Maquiadora Elen Oliveira aumentou seu número de clientes com seu novo site

Compartilhe