Como utilizar gatilhos mentais em estratégias comerciais para vender mais

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Existem diversas técnicas que você pode utilizar dentro da sua estratégia comercial para gerar novos leads ou fidelizar clientes. Uma das principais é o uso de gatilhos mentais. 

O nome é um pouco sugestivo, mas não se trata de manipular o seu prospect. Os gatilhos mentais fazem parte da psicologia e se tratam-se de decisões que o seu cérebro pode tomar de forma inconsciente. 

Mas afinal, isso é uma invenção das estratégias de Marketing? Não. Na verdade, isso faz parte da natureza humana: é como se o nosso cérebro poupasse suas energias para tarefas e decisões mais complexas e automatizasse algumas tomadas de decisão, como se estivesse operando no “piloto automático”. 

No entanto, Marketing e Vendas estudam o comportamento do consumidor de forma constante, através de pesquisas, desenho de personas, análises de resultados e tudo que contribua para o mapeamento de um possível comportamento, perfil ou padrão do seu público, a fim de criar abordagens comerciais cada vez mais atraentes. 

Os gatilhos mentais são eventos e situações externas que podem afetar o emocional das pessoas de forma positiva (alegria, motivação, ânimo) ou negativa (ansiedade, raiva, estresse, etc).  

Como isso funcionam os gatilhos mentais na prática? 

As pessoas têm estímulos e motivações parecidas que, quando ativados, são conduzidos a agir. No momento em que você acorda, já se iniciam as suas tomadas de decisões, desde as mais simples como: ativar a soneca do despertador ou levantar? Comer pão com manteiga ou geleia? E por aí vai. 

Compreender as possíveis motivações do seu público e o que pode estimulá-lo até uma tomada de decisão, são a chave para qualquer negócio! Quando você começar a entender de que forma funciona a mente dessas pessoas funciona, poderá usar ferramentas capazes de influenciá-las. 

Aplicando gatilhos mentais a sua estratégia de Marketing Digital 

Se você trabalha com vendas, seja online ou offline, precisa conhecer os principais gatilhos mentais para utilizá-los dentro da sua estratégia! Nós separamos alguns exemplos clássicos para você entender de forma prática como essa técnica funciona, e até se inspirar em suas próximas ações. 

Escassez e urgência 

Esse gatilho mental é um dos mais clássicos, e que certamente você já viu muitos por aí. Ele é capaz de gerar um senso de urgência, e estimular as pessoas a adquirirem um produto ou serviço apenas pelo medo de “ficar sem”. É muito utilizado em ações promocionais, trazendo uma abordagem de que aquele preço ou condição especial é por tempo limitado, que são as últimas unidades em estoque, ou oferecendo um brinde ou bônus especial para as primeiras pessoas que comprarem.  

Polêmica 

É um dos gatilhos que mais vem sendo usado, principalmente no ambiente digital, pois as polêmicas mobilizam as pessoas e, com tantos usuários conectados nas mídias sociais, as informações — especialmente polêmicas, se espalham na velocidade da luz. Com isso, as marcas vêm sendo muito cobradas para se posicionarem e escolherem um lado. 

Tenha muita atenção à polêmica que você escolherá se envolver, para não acabar estragando a imagem da sua empresa. Se a estratégia for bem executada, você ganhará advogados para sua marca e estreitará os laços de conexão entre a marca e seu público. 

Reciprocidade 

O gatilho de reciprocidade desperta o desejo de retribuir e mostra que as pessoas são gratas quando recebem algo.  

Sabe quando você acessa um site ou está nas redes sociais, e aparece algum popup ou formulário, oferecendo um ebook para baixar ou uma videoaula para assistir de forma gratuita? Então, essa empresa provavelmente está tentando ativar em você o gatilho da reciprocidade.  

É uma estratégia muito utilizada dentro do Inbound Marketing, onde a empresa oferece algo interessante e de valor e, em troca, você concede os seus dados como e-mail e telefone, para que ela consiga manter a comunicação com você e criar um relacionamento. 

Autoridade 

Esse gatilho mostra que as pessoas dão mais valor àquilo que tem algum reconhecimento em determinado grupo ou segmento. A construção de autoridade em seu nicho é um processo, mas é uma das melhores formas de conquistar o reconhecimento de seus clientes e ser mais valorizado por eles.  

Uma forma de construir autoridade no ambiente digital, é criando e alimentando um blog dentro do seu site. Com isso, você poderá ganhar um lugar de destaque ou chegar até mesmo no topo do Google, mostrando para as pessoas que a sua empresa tem know-how no assunto e por isso, está entre os sites mais buscados pelos outros usuários. 

Exclusividade 

E quem é que não gosta de se sentir especial e único? Esse gatilho tende a fazer as pessoas se sentirem superiores às outras, e despertar um pequeno lado “esnobe” do ser humano. Para sua estratégia se mostrar efetiva, ela precisa despertar a sensação de privilégio e acesso ao que outras pessoas não têm. 

Nesse tipo de gatilho você encontra muitas frases carregadas por palavras, como “VIP” e “exclusivo”. As pessoas sentem apreciação em receber algo antes das demais, ou que só pode ser oferecido a uma pequena quantidade de pessoas. 

Prova social 

Esse gatilho, mostra que as pessoas apresentam a necessidade de tomar decisões com base no que as outras pensam sobre elas. As marcas que trabalham com a moda utilizam muito esse gatilho. Quando percebemos que muitas pessoas estão usando um determinado modelo de tênis, por exemplo, queremos comprar um também, para se sentir parte daquele grupo. 

As redes sociais fazem isso o tempo todo. Ao permitirem que as pessoas vejam o que outras estão curtindo e compartilhando, acabam adotando o mesmo comportamento.  

Dentro da sua estratégia comercial, mostre quantas pessoas já confiaram no seu trabalho e na sua empresa, divulgue por meio de depoimentos, estudos de caso etc. Ver que outras pessoas tiveram sucesso ou ficaram satisfeitas com a sua marca, irá encorajar mais pessoas. 

Esses são apenas alguns exemplos dos gatilhos mentais e suas aplicações, para que você possa se inspirar quando for estruturar novas abordagens. Seja criativo e insira gatilhos mentais nas suas ações, para que elas atinjam o inconsciente do consumidor e possam facilitar as decisões de compra do seu público. 

Se você gostaria de melhorar suas estratégias de Marketing e atingir o seu público com materiais estratégicos e relevantes, mas está com alguma dificuldade, entre em contato com o time da Envox! Será um prazer ajudar você a alavancar o seu negócio.

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Você sabe o que são Landing Pages?

Landing Pages podem ser traduzidas como página de aterrissagem.  

Sabe quando você clica em um anúncio e é direcionado para uma página? Essa é uma Landing Page. 

É importante ressaltar que Landing pages não são páginas de sites. São páginas criadas com um objetivo específico, os sites são páginas mais gerais com várias abas e opções.  

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