7 Erros mais comuns cometidos por empresas em mídias sociais

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O plano de comunicação de uma empresa já não pode deixar as mídias sociais de lado. A criação de uma conta no Facebook ou Instagram servem tanto para divulgação da marca quanto para o contato mais próximo com o cliente. Entretanto, são necessários alguns cuidados durante o gerenciamento e monitoramento dos perfis.

Para exemplificar, trouxemos uma lista com os principais erros cometidos por empresas em mídias sociais:

1. Falta de monitoramento de sugestões e reclamações

Normalmente isso não é feito de má fé, mas pode prejudicar a imagem da empresa. É extremamente importante verificar com frequência os comentários e responde-los quando necessário, PRINCIPALMENTE quando são reclamações.

A insatisfação do cliente não deve ser ignorada, mas servir para a melhoria para os seus produtos e serviços. Outra dica importantíssima: nunca, em hipótese alguma, apague comentários negativos por impulso ou medo, pois isso pode gerar consequências ainda piores.

2. Não pensar na linguagem

Imagine se você fizesse um comentário na página de um escritório de advocacia e recebesse a seguinte mensagem:

“Valeu pelo comentário, mano/mina. Se precisar do nosso trampo, liga nóis!”.

Existe uma linguagem apropriada para cada público e ramo de serviço. Muitas empresas buscam proximidade do público com uma linguagem mais informal sem pensar que os clientes delas preferem a abordagem tradicional. De qualquer forma, evite respostas secas ou muito robóticas, pois elas falham ao estabelecer conexão com as pessoas.

3. Planejamento mal(não) feito

O planejamento em mídias sociais, quando ignorado, pode gerar falha no alcance do público alvo da empresa. Primeiramente, é importante pensar com quem você quer falar e qual é a melhor maneira de atingir essa pessoa. Depois, é preciso analisar o melhor tipo de postagem para comunicar-se com ela (vídeo, imagem ou áudio).

Outra coisa que um bom planejamento ajuda a definir são as redes sociais a serem criadas. Quando você sabe quem é o seu público, fica fácil saber em quais plataformas ele está presente e focar os seus esforços nelas.

4. Ausência de gerenciamento da verba

A verba utilizada para impulsionamento de publicações deve ser definida com antecedência (mesmo que o uso varie em cada mês). Ela é importante para garantir o alcance do seu público, principalmente em redes sociais com poucos seguidores.

5. Postagens feitas “de vez em nunca”

É imprescindível também a definição de uma frequência de postagens, afinal, “quem não é visto, não é lembrado”. Um equilíbrio deve ser feito, para que o planejamento de publicações não fique sobrecarregado e o perfil permaneça sempre atualizado. Dependendo do seu ramo e volume de conteúdo, dois ou três posts por semana são mais do que suficientes.

Além disso, uma rotina mais leve de planejamento de publicações em mídias sociais traz a possibilidade do foco em qualidade. Conteúdos ricos em informação engajam o público com maior facilidade e dão mais valor à imagem da sua empresa.

6. Métricas não analisadas

Ainda que haja um bom planejamento, é errado deixar o acompanhamento e análise de métricas em mídias sociais de lado. Isso porque ele aponta que tipo de conteúdo gera maior interação e interesse do potencial cliente pela sua marca.

7. Mídias sociais deixadas nas mãos de “qualquer um”

Os erros citados acima normalmente são cometidos quando o gerenciador do negócio prefere não investir na contratação de profissionais qualificados para cuidar das redes sociais. A criação de um setor interno ou a terceirização desse serviço é um investimento trará bons frutos.

Você tem um empreendimento e precisa de alguém que trabalhe no perfil no Facebook, Instagram e em outras plataformas de maneira criativa e direcionada especialmente para o seu público? Então entre em contato e confira como a Envox, que é especializada em marketing digital, pode te ajudar a fazer o gerenciamento de mídias sociais da sua empresa!

Leia também: Facebook x Instagram: em qual mídia social é melhor investir?

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