Dicas de como escrever bem para a internet

 No planeta em que mais da metade da população já tem acesso à internet (e os números só crescem), a comunicação fica mais dinâmica, modifica-se o formato dos textos e a nossa definição de como escrever bem também.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como escrever bem para a internet, seja nas redes sociais, sites ou blogs. Essas dicas vão muito além das técnicas de SEO e são importantes para que o conteúdo tenha linguagem adequada e acessível.

Gramática e Conteúdo antes de tudo

O primeiro ponto é: cuidado com a gramática e ortografia. Erros de português tiram o crédito de qualquer informação veiculada. Trabalhar com o português correto é essencial para quem quer saber como escrever bem, independentemente da plataforma.

Além da gramática, a qualidade do conteúdo deve ser priorizada. Foque na produção de textos atrativos e feitos sempre com foco no seu público-alvo. Os materiais ricos criam um grande vínculo com quem os consomem, então considere produzi-los.

As dicas de como escrever bem que citaremos a seguir são fundamentais para o sucesso de um artigo ou qualquer outro tipo de publicação textual, então fique ligado(a):

1 – O título é o cartão de visita do seu texto

Ele pode prender a atenção ou não do leitor, portanto a linguagem do título deve instigar a curiosidade do público sobre o assunto. Além disso, o texto deve ser curto, objetivo e conter uma palavra-chave relacionada ao assunto no enunciado.

2 – Utilize poucas imagens

A inserção de uma ou duas imagens é suficiente para ilustrar o texto e não deixar a página poluída. Incluir mais do que esse número acaba por confundir e desinteressar o leitor.

3 – Procure exemplificar e utilize listas

Utilizar exemplos dentro do conteúdo, incluindo listas para apontar qualidades e características do produto ou serviço ajudam no esclarecimento da mensagem a ser passada para o leitor. Além disso, graficamente as listas e tópicos ajudam a deixar o layout mais limpo.

4 – Sobre a estrutura de texto

A estrutura do texto é o básico para a construção de um conteúdo que atraia o interesse do interlocutor, porém, algumas táticas na construção de um artigo, por exemplo, podem prender o leitor até o final:

Inicie o texto com perguntas – Começar o texto no singular e falando diretamente com a pessoa que está lendo derruba uma barreira entre o escritor e quem está interessado no conteúdo.

Iniciar com perguntas incita diversas sensações no leitor, que despertam reflexões como a abertura de loops emocionais que devem ser fechados e serão resolvidos nas próximas frases e parágrafos.

Palavras de transição instigam a curiosidade – Utilize palavras de transição durante o texto. As mais comuns são “e, mas, ou, para, se, senão” e “logo, assim, enfim, afinal”. Elas têm o papel de separar as informações e tornam o texto mais agradável de ser lido. Além disso, o conteúdo se torna mais objetivo e oferece ao leitor clareza sobre o assunto.

Gostou das nossas dicas de como escrever bem para a internet? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais para fomentar a criação de bons conteúdos.

Marcadores:

Pesquisar

Postagens recentes

ENVOX_PB_SITE_CAPA

Quando você vai entrar em uma loja, você repara na fachada, certo? No digital não...

ENV_PB_FB_NOVEMBRO

De fato, o comportamento dos usuários têm se voltado cada vez mais a consumir conteúdos...

Receba o melhor conteúdo
de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo