Dicas de como escrever bem para a internet

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

 No planeta em que mais da metade da população já tem acesso à internet (e os números só crescem), a comunicação fica mais dinâmica, modifica-se o formato dos textos e a nossa definição de como escrever bem também.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como escrever bem para a internet, seja nas redes sociais, sites ou blogs. Essas dicas vão muito além das técnicas de SEO e são importantes para que o conteúdo tenha linguagem adequada e acessível.

Gramática e Conteúdo antes de tudo

O primeiro ponto é: cuidado com a gramática e ortografia. Erros de português tiram o crédito de qualquer informação veiculada. Trabalhar com o português correto é essencial para quem quer saber como escrever bem, independentemente da plataforma.

Além da gramática, a qualidade do conteúdo deve ser priorizada. Foque na produção de textos atrativos e feitos sempre com foco no seu público-alvo. Os materiais ricos criam um grande vínculo com quem os consomem, então considere produzi-los.

As dicas de como escrever bem que citaremos a seguir são fundamentais para o sucesso de um artigo ou qualquer outro tipo de publicação textual, então fique ligado(a):

1 – O título é o cartão de visita do seu texto

Ele pode prender a atenção ou não do leitor, portanto a linguagem do título deve instigar a curiosidade do público sobre o assunto. Além disso, o texto deve ser curto, objetivo e conter uma palavra-chave relacionada ao assunto no enunciado.

2 – Utilize poucas imagens

A inserção de uma ou duas imagens é suficiente para ilustrar o texto e não deixar a página poluída. Incluir mais do que esse número acaba por confundir e desinteressar o leitor.

3 – Procure exemplificar e utilize listas

Utilizar exemplos dentro do conteúdo, incluindo listas para apontar qualidades e características do produto ou serviço ajudam no esclarecimento da mensagem a ser passada para o leitor. Além disso, graficamente as listas e tópicos ajudam a deixar o layout mais limpo.

4 – Sobre a estrutura de texto

A estrutura do texto é o básico para a construção de um conteúdo que atraia o interesse do interlocutor, porém, algumas táticas na construção de um artigo, por exemplo, podem prender o leitor até o final:

Inicie o texto com perguntas – Começar o texto no singular e falando diretamente com a pessoa que está lendo derruba uma barreira entre o escritor e quem está interessado no conteúdo.

Iniciar com perguntas incita diversas sensações no leitor, que despertam reflexões como a abertura de loops emocionais que devem ser fechados e serão resolvidos nas próximas frases e parágrafos.

Palavras de transição instigam a curiosidade – Utilize palavras de transição durante o texto. As mais comuns são “e, mas, ou, para, se, senão” e “logo, assim, enfim, afinal”. Elas têm o papel de separar as informações e tornam o texto mais agradável de ser lido. Além disso, o conteúdo se torna mais objetivo e oferece ao leitor clareza sobre o assunto.

Gostou das nossas dicas de como escrever bem para a internet? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais para fomentar a criação de bons conteúdos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

    Últimos Posts

    Categorias

    Receba nossas novidades

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *