Como grandes empresas conseguiram resultados com o marketing digital?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É notório de que o marketing digital vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Mesmo com tantos exemplos positivos no mercado, ainda surgem dúvidas sobre e eficácia do marketing digital entre aqueles gestores responsáveis pelas estratégias operacionais e financeiras das empresas. 

Saber mais sobre cases de sucesso vai muito além de ser algo inspirador. É mais uma prova de que o investimento em marketing digital oferece resultados.  

No início de 2020, com a incidência dos eventos online e as videochamadas ganhando popularidade em virtude da crise pandêmica, a publicidade tradicional perdeu ainda mais espaço no mercado. Durante esse tempo, o público migrou para as plataformas online e as empresas começaram uma busca incessante por soluções inovadoras para conseguir se destacar entre os concorrentes e manter o faturamento, como a criação de sites e lojas virtuais. 

Tanto que o surgimento do marketing digital nas redes sociais salvou diversos segmentos da economia. Ele cumpriu um papel facilitador no que diz respeito às interações entre empresa e cliente, oferecendo canais de comunicação mais rápidos e acessíveis. Uma das estratégias mais procuradas pelas empresas foi o Inbound Marketing, conceito que foca mais no relacionamento com o público-alvo (personas), desenvolvendo conteúdos inteligentes para acompanhar o lead por toda a sua jornada de compra.  

Enfim, conseguimos compreender que o mundo está em constante mudança. Não marcar presença online é algo impensável nos dias de hoje. Afinal, converter e fidelizar clientes são os objetivos de qualquer negócio e o meio digital é um grande aliado desse processo. 

Nesse artigo, você vai conferir exemplos práticos de grandes empresas que usaram o marketing a seu favor e os respectivos resultados que essas companhias alcançaram.   

Empresas de sucesso que usaram o marketing digital

Airbnb 

Considerada uma das marcas referências do setor de acomodação e hospedagem, a Airbnb usa campanhas de marketing para ganhar engajamento digital com seus usuários dentro das redes sociais. Por exemplo, na campanha #weaccept, lançada em 2017, após o ex-presidente americano Donald Trump proibir a entrada de refugiados e imigrantes nos Estados Unidos, a marca tomou uma posição contra esse ato, divulgando uma propaganda de forte impacto que, inclusive, foi veiculada durante a final do Super Bowl, evento que tradicionalmente atrai milhares de espectadores nos Estados Unidos. Nas redes sociais, a hashtag #weaccept gerou um grande engajamento e interações com a marca.  

Starbucks  

Uma das cafeterias mais famosas segue investindo no marketing digital há alguns anos. Em 2013, a companhia desenvolveu um sistema de pagamento por meio de um aplicativo celular. Essa inovação impactou positivamente o mercado americano, levando uma das unidades da cafeteria a arrecadar U$ 1,6 bilhão em compras feitas por meio de smartphone apenas naquele ano.  

Magazine Luiza 

Sucesso nas redes sociais, a Magazine Luiza migrou para o online e desenvolveu uma personagem virtual chamada “Lu”, que interage com os usuários e clientes nas redes sociais. O investimento no comércio eletrônico trouxe diversos benefícios, principalmente em 2019, quando o lucro da marca cresceu 54% e ultrapassou a marca dos R$ 900 milhões, sem contar a presença de 19 milhões usuários ativos do aplicativo.  

Heineken 

A campanha mais famosa da Heineken foi publicada em 2018 e obteve naquele ano mais de 130 mil compartilhamentos e 325 mil interações. Na peça publicitária, personagens com pontos de vistas diferentes tinham que responder uma série de perguntas e respostas. Após essa tarefa, eram convidados a tomar uma cerveja e discutir suas ideias. O vídeo despertou emoção nos usuários e influenciou na construção de uma imagem positiva da marca. 

Disney 

A marca mais amada do universo infantil criou uma campanha de marketing utilizando seu personagem principal, o Mickey Mouse. No vídeo, Mickey pede para que os seguidores postem uma foto com as suas orelhas, usando a hashtag #ShareYoutEars. Em troca de cada postagem, a Disney iria doar 5 dólares para a fundação Make-a-Wish. A campanha foi um sucesso e obteve 2 milhões de dólares em doação. Além de agregar valores à marca, a divulgação ajudou milhares de crianças com doenças graves.  

Esses foram alguns exemplos de campanhas que apresentaram ótimos resultados. Mas onde essas empresas realmente investiram?   

Estratégias usadas pelas empresas 

Uma coisa é fato: a estratégia usada por qualquer uma dessas empresas pode ter apresentado bons resultados. Mas isso não significa que a sua empresa alcançará os mesmos resultados. Cada negócio tem as suas próprias características e deve contar com um planejamento específico, contendo objetivos, metas, prazos e estratégias. Ou seja, haverá um plano específico para cada perfil de empresa, totalmente personalizado.  

Porém, as estratégias mais adotadas e lucrativas dos últimos anos são:  

Todas têm a sua devida importância, mas analisando os nossos exemplos acima podemos notar que os mais usados são o Inbound Marketing e Social Media.  

As redes sociais são consideradas os melhores canais de relacionamento e de conversão de vendas. Dentro dessas plataformas, busca-se criar um conteúdo de qualidade e direcionado para um público-alvo. Principalmente o Inbound que prioriza a relação com o cliente e busca entender o perfil e o consumidor dele para se manter próximo. 

Uma pesquisa realizada em 2020 pela MLabs e Social Media Week SP constatou que as estratégias realizadas por meio das mídias digitais foram consideradas as de melhor investimento e maior retorno. Como a Disney e a Heineken usaram mídias digitais em suas campanhas, elas buscaram humanizar a marca, dar valores a ela, criar uma sensação de pertencimento e uma necessidade de interação, além do compartilhamento entre os usuários, resultando em uma ótima taxa de conversão. 

Sua empresa também quer alcançar resultados digitais?  

A Envox é a parceira ideal! 

Portanto, independente do porte da sua empresa, a Envox, ajuda a sua empresa a descobrir como impactar o seu público, atrair clientes, fidelizá-los e aumentar a lucratividade, tudo isso utilizando o marketing digital.  

Vamos marcar uma reunião?  

Afinal, será uma grande satisfação alavancar a presença digital da sua empresa. 

Chame a Envox agora!  

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Você sabe o que são Landing Pages?

Landing Pages podem ser traduzidas como página de aterrissagem.  

Sabe quando você clica em um anúncio e é direcionado para uma página? Essa é uma Landing Page. 

É importante ressaltar que Landing pages não são páginas de sites. São páginas criadas com um objetivo específico, os sites são páginas mais gerais com várias abas e opções.  

Últimos Posts

Categorias

Receba nossas novidades

    Últimos Posts

    Categorias

    Receba nossas novidades

      [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *