Contratar Agência de Marketing Digital ou formar uma equipe interna?

Contratar Agência de Marketing Digital ou formar uma equipe interna?

A presença digital para as empresas tornou-se indispensável nos dias de hoje. Mas muitos empresários têm dúvidas se é melhor montar uma equipe interna ou contratar uma Agência de Marketing Digital para prestar serviços.

Para tomar essa decisão, o ideal é avaliar circunstâncias, como: recursos e verba disponível, conhecimento técnico e experiências. Portanto, não há como dizer qual o melhor, pois é preciso levar em consideração as circunstâncias e a estrutura de cada empresa.

Confira a seguir as principais diferenças de cada uma delas:

Vantagens de montar uma Equipe interna de Marketing Digital

A principal vantagem de montar uma equipe interna é o tempo de trabalho que será dedicado à sua empresa. Enquanto em uma Agência a mesma equipe precisa dividir o tempo entre outros clientes, o seu departamento interno poderá focar no Marketing Digital da sua empresa durante todo o tempo.

Por outro lado, por estarem dentro da sua empresa podem acabar se envolvendo com outras atividades e não conseguirem se dedicar 100% do tempo ao Marketing Digital. Nesse caso, é sempre recomendado separar o departamento de Marketing do Marketing Digital, pois embora o nome seja parecido, são atividades diferentes. Muitas vezes, a mesma equipe não consegue conciliar todas as tarefas com a necessidade de inovação que o digital demanda para trazer resultados para o negócio.

Atingir resultados satisfatórios para a sua empresa exige uma equipe muito bem preparada, dedicada e que sabe bem o que faz. Também será necessário investir em atualizações constantes e especializações dos profissionais para que não fiquem para trás em um mercado em constante evolução. A maior dificuldade de manter um setor de Marketing Digital interno é o tempo necessário para contratar, treinar e manter a equipe sempre atualizada com as tendências de mercado.

Vantagens de contratar uma Agência de Marketing Digital

Tratando-se de aspectos econômicos, contratar uma Agência de Marketing Digital acaba sendo mais viável financeiramente do que montar uma equipe interna. Por mais que na Agência a mesma equipe se envolva em projetos de diferentes empresas, geralmente as Agências contam com profissionais especialistas em diversas áreas. Por exemplo: web designers, programadores, redatores, social medias, analistas de mídia online, analistas de Inbound Marketing, além dos gerentes de projeto e atendimentos.

Outra vantagem da Agência de Marketing Digital é a experiência em atender diferentes segmentos e trabalhar com diversos desafios. A equipe torna-se expert em saber o que gera ou não resultados na internet e acaba tendo mais facilidade para ficar antenado as tendências de mercado e novas ferramentas de Marketing Digital.

Ao contratar uma Agência de Marketing Digital o seu negócio na internet ganha novas proporções. As Agências costumam trabalhar com processos otimizados, delegando tarefas específicas ao profissional certo nas etapas da estratégia utilizada. Com isso, sua empresa passa a ter mais cabeças pensando sobre como obter resultado para o seu negócio.

Outro ponto positivo é que por se tratar de prestação de serviços, o vínculo de uma empresa com uma Agência de Marketing é bastante flexível. Conforme necessário, é possível aumentar ou diminuir o contrato. Ao trabalhar com um departamento próprio você passa a ter menos flexibilidade, já que não é tão fácil assim mexer no tamanho do seu setor.

Ao delegar essas tarefas para uma Agência especializada em Marketing Digital, você não só terá mais tempo para dedicar-se ao seu negócio de maneira geral, como também contará com uma visão abrangente do mercado por parte de profissionais mais experientes e bem preparados para desenvolver as melhores estratégias.

E como decidir?

Ao comparar as duas possibilidades, fica claro que contratar Agência de Marketing Digital é mais vantajoso e menos arriscado, além de aumentar suas chances de obter retornos mais satisfatórios.

Essa é uma decisão que não deve ser tomada na pressa, sem realizar um estudo. Portanto, leve em consideração as suas necessidades, a escala de demandas que seria envolvida nas atividades de marketing e de que forma os seus concorrentes atuam.

Siga a ENVOX no Facebook e também no Instagram!

Compartilhe