A importância da identidade visual para sua marca

A importancia da identidade visual - ENVOX

Quando vem aquela ideia de iniciar seu próprio empreendimento, uma das primeiras coisas a fazer é definir o nome e criar seu logotipo (logomarca). Algo que pode parecer pequeno mas muito importante e indispensável. Afinal, o logotipo atua como o rosto da sua loja, empresa, startup ou qualquer que seja seu empreendimento. Mas você já parou para pensar que um rosto (ou cabeça) não tem sustentação sem um corpo? Exatamente! É aí que entra a identidade visual, trabalhando como o corpo que sustenta seu logotipo para representar de forma fiel toda a essência da sua marca.

Logotipo, identidade visual, marca - Envox

Através da analogia que a imagem acima faz, podemos entender de forma visual o que é o logotipo, a identidade visual e a marca em si.

A importância do logotipo (logomarca)

Voltando à mesma ideia da analogia, pode-se dizer que nossa cabeça traz um conjunto de características: cabelo, olhos, sobrancelhas, orelhas, nariz, pele, lábios, barba, acessórios e maquiagem. Juntas, elas desenham nosso rosto de forma única.

Do mesmo modo, através de alguns elementos (cor, forma, símbolo, tipografia e composição) desenhamos nosso logotipo único.

A importância da identidade visual

Para montar nosso próprio estilo, escolhemos peças de roupas que se encaixem com o que somos e queremos passar. Além disso, pode ser interessante ter algumas peças variadas para ocasiões específicas, sendo possível montar “looks” alternativos com nosso estilo, mas que sejam adequados para cada ocasião.

A criação da identidade visual funciona do mesmo modo, pois sem ela é como se sua marca estivesse nua. A partir da essência já definida no logotipo, escolhemos e definimos os padrões para que nossa identidade visual corresponda exatamente ao que o logotipo é e que passar.

E a marca?

Seu rosto te apresenta como o que você é, suas roupas reforçam e complementam o que seu rosto representa e tudo isso o torna alguém único. Mesmo que hajam pessoas parecidas, ninguém será igual a você.

O conjunto de um logotipo bem definido com uma identidade visual adequada traz uma marca completa, forte e única.

A nova Identidade Visual da Igreja Adventista do Sétimo Dia consolidou seu logotipo e reforçou sua marca

No final do ano passado, a Igreja Adventista do Sétimo Dia divulgou um vídeo que traz a apresentação do novo direcionamento da identidade visual de sua marca. Apesar de não terem alterado em nada seu logotipo, essa nova roupagem moderna trouxe uma linguagem coerente e alinhada ao conceito da marca de forma funcional: a marca não perde seu valor independentemente de onde esteja, já que a Igreja Adventista do Sétimo Dia atua em todo globo e cada país tem suas particularidades quanto a formas e cores.

[mais informações aqui]

Este é um belíssimo e excepcional exemplo de como a identidade visual bem construída pode mudar completamente sua marca para melhor.

Abaixo você pode conferir o vídeo de apresentação da nova identidade visual da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Ainda tem dúvidas e acha que a criação de uma identidade visual é só mais um gasto?

As marcas da RedBull, Coca-Cola e Dove (por exemplo) só chegaram ao que são hoje devido aos seus diversos e variados investimentos que, ao decorrer do tempo, colheram os fartos frutos destes investimentos.

A Coca-Cola tem uma marca tão consolidada que mesmo que você veja um material dela sem seu logotipo, ainda sim você sabe que é Coca-Cola. Isso é identidade visual.

Coca cola sem logo - A importância da identidade visual - ENVOX

Por mais que possa parecer “conversa para boi dormir”, temos de entender que tudo que seja relacionado à nossa marca deve ser tratado como investimento e não gasto. Desde um cartão de visita até uma campanha de marketing digital ou off-line, tudo faz parte do reforço e consolidação de marca, o que gera resultados de verdade e conversões para seus negócios. Temos 4 estratégias para fortalecer sua marca que podem te ajudar.

E você aí, já possui uma boa marca ou está sentindo que falta algo?

Então não perca tempo, venha tomar um café conosco e conversar sobre sua marca.

Compartilhe