Que o tráfego pago é capaz de gerar resultados expressivos para o seu negócio, isso você já sabe! Mas um método que pouca gente conhece, é investir em estratégias para geração de resultados orgânicos, ou seja, sem pagar por isso.
Gerar mais visitas para o seu site de forma espontânea, sem utilizar anúncios pagos é possível sim! Na maioria das vezes, esse tipo de tráfego vem através dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e o Bling.
No marketing digital, a ideia inicial dentro de uma estratégia, geralmente, é atrair pessoas, leads, interessados no seu produto ou serviço. E por isso, a maioria das empresas opta por investir em anúncios pagos. Embora sejam excelentes e gerem resultados cruciais para alavancar o seu negócio, não se deve ignorar o fato de que há outros meios de chamar a atenção do seu prospect.
Entendendo a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico
Antes de você conhecer as opções que o tráfego orgânico pode agregar para o seu negócio, entenda a diferença entre ele e o tráfego pago.
O tráfego pago é aquele que você investe em campanhas e anúncios, por meio de plataformas como Facebook Ads e Google Ads, por exemplo, para obter resultados de acordo com os seus objetivos pré-estabelecidos (alcance, conversão ou tráfego).
Já no tráfego orgânico, você pode alcançar resultados sem investir dinheiro, mas sim em algumas estratégias, como a de Inbound Marketing, que inclui geração de conteúdo, SEO, disparos de e-mails, publicações nas redes sociais, dentre outras.
Se você ainda não usa essas estratégias, precisa repensar e aplicá-las ao seu negócio o quanto antes! Independente de já usar o tráfego pago, elas podem complementar e potencializar os seus resultados. Comece conhecendo melhor as etapas do Inbound Marketing:
- Atrair
- Converter
- Relacionar
- Vendas
- Retenção
Se tratando de Inbound Marketing você precisa ter em mente que, se seu site não tem visitas não gera leads. Sem leads você não terá vendas, e, com isso, toda a estratégia acabará não fazendo sentido.
Em razão disso, a primeira etapa é “atrair”, pois a lógica é bem simples: ao invés de você ir até os leads que podem se interessar pelo seu negócio, eles virão até você, por meio de um interesse legítimo no assunto.
Isso irá resultar em um público engajado e que queira genuinamente consumir o seu produto ou serviço.
As demais etapas irão exigir estratégias e técnicas específicas para cada fase da trajetória do lead, onde você precisará trabalhar o relacionamento, engajamento e interesse dele. A estratégia de Inbound Marketing em si, não funciona de imediato, é algo a longo prazo, mas que resultará em não apenas clientes ou prospects, e sim advogados da sua marca, que você terá a oportunidade de fidelizá-los e manter um relacionamento verdadeiro com eles.
Blog
Um dos principais itens da estratégia de Marketing de Conteúdo é o blog, um bom espaço dentro do seu site em que você pode publicar conteúdos sobre qualquer assunto, relacioanado ao seu nicho. É importante, neste caso, contar com um bom planejamento, para que essa estratégia possa fazer sentido, e não se tornem apenas textos aleatórios.
A principal função dos conteúdos para o blog são de informar, entreter, divulgar, mas principalmente, de criar um relacionamento e uma conexão com o seu público. Contudo, neste conteúdo você poderá deixá-lo mais otimizado, inserindo links e palavras-chave que o tornem mais relevante dentro do mecanismo de busca. Então a médio e longo prazo, você poderá melhorar o ranqueamento do seu site de forma orgânica, consequentemente melhorando o tráfego também.
Vale ressaltar que as publicações precisam ter uma boa frequência e que essa é uma estratégia de resultados a médio e longo prazo, com uma grande vantagem: de forma orgânica.
Redes Sociais
As redes sociais são excelentes quando trata-se de atrair pessoas para o seu site. Uma a cada três pessoas no mundo faz uso de pelo menos uma rede social, por isso, é de extrema importância para qualquer negócio ter uma presença digital e usar ativamente esses canais. Elas permitem o compartilhamento rápido e engajamento do público, o que é excelente para construir uma rede de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Vale lembrar que as redes sociais são plataformas de entretenimento, então, embora tenham assuntos informativos e mais sérios, para serem trabalhados, é sempre uma excelente prática trabalhar na comunicação que você irá levar ao seu público, para que eles se identifiquem e se engajem com o que virem ali.
Usar abordagens mais próximas e pessoais são fundamentais para a criação de uma rede de pessoas. Afinal, as pessoas se conectam ali para interagir com pessoas, e quando seguem e adicionam perfis empresariais não é diferente.
SEO
O principal objetivo do SEO é deixar o seu site alocado em um lugar visível para as pessoas realizarem buscas relacionadas ao seu segmento, para então encontrarem a sua empresa. Quando falamos de um “lugar visível”, estamos fazendo referência aos mecanismos de buscas, como o Google as suas primeiras páginas, por exemplo.
Esses mecanismos de busca sempre priorizam mostrar aos seus usuários conteúdos que são considerados relevantes, que têm mais cliques, mais buscas etc. O Google, que é o principal mecanismo de buscas hoje, utiliza vários parâmetros para definir se uma URL é ou não merecedora de estar na primeira página de resultados, portanto, um bom trabalho de SEO atende a esse tipo de critério. Por isso, você precisa avaliar a importância das estratégias de SEO para o seu negócio.
Qual estratégia devo escolher?
Há diversas maneiras de trabalhar o tráfego orgânico e gerar bons resultados para o seu negócio. Isso não exclui ou diminui a importância do tráfego pago, são dois complementos com prós e contras que você precisa analisar e ver o que faz sentido adotar ou não.
Um planejamento bem estruturado, com cronograma de ações e tarefas, para manter tudo organizado e fluido, é o primeiro passo para tirar as coisas do papel. Após colocar tudo em prática, é fundamental ir analisando os resultados e ter em mente que são estratégias que exigirão paciência para colher resultados a médio e longo prazo, diferente do tráfego pago que pode trazer resultados mais rápidos, e ser tão eficiente e importante quanto.