POR QUE É IMPORTANTE MARKETING E VENDAS TRABALHAREM JUNTOS

Que o trabalho, quando feito em equipe, funciona muito bem, você já sabe. Mas, você realmente sabe por que é importante marketing e vendas trabalharem juntos? 

Quando se trata de marketing e vendas, muito se pensa que ambos devem trabalhar isoladamente, que o papel do marketing é apenas trabalhar a imagem da corporação, enquanto o papel do comercial é vender. Não é bem assim. Quer ver?

MARKETING X VENDAS

Grandes marcas que entenderam o seu papel e sabem aonde querem chegar, compreendem muito bem o que a integração desses dois departamentos podem resultar.  

O papel do marketing vai muito além de uma boa imagem nas redes sociais. Claro que isso faz parte do processo, mas um verdadeiro especialista da área sabe direcionar e qualificar o melhor cliente para que uma venda seja altamente assertiva.  

E unificando uma parceria sólida com vendas, as metas da sua empresa serão alcançadas!  

ENTENDENDO A JORNADA DO CLIENTE 

Imagine uma pista de corrida. O início da largada é o primeiro contato do cliente com a sua marca, seja um post, anúncio, vídeo, entre outros, e na linha de chegada está o seu time comercial, pronto para fechar uma venda. Chamamos essa jornada de funil de vendas.  

O seu público-alvo percorrerá todo esse caminho e o papel do seu time de marketing é fazer com que esse potencial cliente chegue até o seu time comercial para que a venda seja efetuada.  

Mas como isso será feito?  

Como qualquer caminho, há obstáculos e dúvidas. E a jornada do cliente não é diferente. Quando estamos pensando em adquirir qualquer produto ou serviço, é comum pesquisarmos, analisarmos, avaliarmos a concorrência, entre outros fatores, que são colocados na balança.  

O papel do marketing dentro disso tudo é mostrar que a sua marca é a melhor solução para o que ele procura e que a cada passo, a persona tenha mais certeza de que o seu produto/serviço é a melhor escolha.  

Com todos esses pilares fechados, o comercial está pronto para mais uma venda de sucesso!  

Vale ressaltar também que, a qualificação de um lead, vale tanto para bom como para ruim. E cabe ao marketing mensurar se aquela persona vale apena chegar até o comercial.  

O PRIMEIRO PASSO É PLANEJAR

Antes de mais nada, é necessário analisar como está o fluxo de informações da sua empresa. Como o time de operação trabalha? Quem recebe e quem repassa as informações? Quais resultados você alcançou até aqui?  

Em qualquer tipo de planejamento, toda análise é fundamental, e entender o que funciona muito bem e o que deve desconsiderar é primordial para definir os próximos passos.  

Tendo um bom plano de ação em mãos é hora de começar a integrar marketing e vendas!  

  1. DEFINA AS METAS DA SUA EMPRESA  

Baseado nos objetivos financeiros e de crescimento da sua empresa, tenha em mãos uma meta que deve ser compartilhada por todos os que vestem a camisa da marca.  

Esse propósito geral é desdobrado pelas áreas e descritos, principalmente, por Marketing e Vendas, visando os novos clientes que pretendem alcançar.  

  1. FAÇA UMA ANÁLISE SWOT 

Uma análise swot serve para mensurar oportunidades e ameaças do negócio, tanto interna, como externa.  

Olhe para dentro do seu time e faça uma análise transparente e se questione: como o seu produto/serviço é visto pelos seus colaboradores?  

Da mesma forma, olhe para o mercado. Avalie as tendências, o que está acontecendo ao redor, os seus concorrentes, como o seu consumidor está se comportando, qual a visão dele sobre o que você tem a oferecer, entre outros.  

Além dessa análise, alguns KPIS, ou Indicadores-Chave de Desempenho, são fundamentais para mensurar os dados. Como, por exemplo: taxa de churn (cancelamento de cliente); Receita Mensal Recorrente; Fluxo de Caixa; Custo por Lead; Taxa de Conversão e alguns outros.  

  1. DEFINA OS CANAIS DIGITAIS E AS ESTRATÉGIAS PARA A PROSPECÇÃO DE LEADS  

Tendo as metas e uma análise bem definida, é hora de definir os canais de aquisição e colocar suas estratégias para funcionar. Procure entender se o caminho é trabalhar com a sua base de potenciais clientes atuais, se deve conquistar novos interessados, ou trabalhar com ambos.  

A Envox, Agência Especializada em Resultados, está aqui para ajudar, tanto em marketing como em vendas, a sua marca a se posicionar e alcançar as metas desejadas.  

Se você quer saber como estruturar um processo de vendas completo, baixe aqui o nosso e-book gratuito.  

Marcadores:

Pesquisar

Postagens recentes

ENVOX_PB_SITE_CAPA

Quando você vai entrar em uma loja, você repara na fachada, certo? No digital não...

ENV_PB_FB_NOVEMBRO

De fato, o comportamento dos usuários têm se voltado cada vez mais a consumir conteúdos...

Receba o melhor conteúdo
de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo