WhatsApp: saiba como essa ferramenta pode ajudar em seus negócios

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp já ultrapassou as redes sociais em termos de popularidade. Segundo o blog do próprio App são mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo e sua taxa de sucesso é realmente impressionante. Enquanto os e-mails possuem 22% de taxa de abertura, 98% das mensagens instantâneas enviadas via WhatsApp são lidas em até três segundos! =O

Para alguns parece apenas um simples aplicativo, mas para muitas empresas essa poderosa ferramenta de comunicação já se tornou a principal forma de marketing e relacionamento com os seus clientes.

E pelo visto os engenheiros do WhatsApp já estão preocupados em tornar essa experiência entre empresas e clientes ainda melhor. Em setembro do ano passado, o Blog também noticiou que nos próximos meses a empresa estaria testando novas funcionalidades para resolver desafios e facilitar a comunicação entre pessoas e instituições.

Enquanto eles trabalham para que essas novidades cheguem logo até a gente, confira a seguir as principais formas de utilizar o WhatsApp a favor dos negócios atualmente:

Tenha um número profissional separado do pessoal

A primeira dica e talvez a mais importante de todas é utilizar um número de WhatsApp profissional separado do pessoal. Além de ficar mais fácil de se organizar, você passa a separar melhor a sua vida e evita desconfortos quando estiver online e não puder responder algum contato.

Use o WhatsApp como S.A.C (Serviço de Atendimento ao Consumidor)

O mundo tem se tornado cada vez mais móvel e os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam mais do que nunca respostas imediatas às suas perguntas. E umas das principais vantagens do WhatsApp é a agilidade na troca de informações. Por esse motivo, muitas empresas têm utilizado esse canal como SAC.

Mas lembre-se que ao determinar o WhatsApp como canal de SAC para a sua empresa, é fundamental ter uma equipe à disposição para responder aos seus clientes em tempo real. Ao contrário, divulgar essa ferramenta como SAC pode ser um “tiro no seu pé”.

Enviei mais mensagens e faça menos ligações

Há alguns anos atrás era muito comum recebermos ligações das nossas lojas preferidas avisando a chegada de novas coleções. Agora, tudo acontece via WhatsApp. Instituições como academias e escolas de inglês têm utilizado muito esse aplicativo para comunicar aos alunos sobre agendamento de aulas, atividades especiais e atendimento a dúvidas.

Muitas imobiliárias também já aderiram ao WhatsApp como principal canal de vendas e relacionamento com seus clientes.

Negociação de produtos ou serviços

Microempreendedores, como confeiteiras, artesãos e até representantes de marcas têem utilizado o WhatsApp como principal canal de vendas. Enquanto muitos ainda não possuem uma loja online para comercializar seus produtos ou serviços, acabam utilizando o aplicativo para divulgar, negociar, agendar horários de entregas e combinar formas de pagamentos com seus clientes.

Participe de grupos

Uma grande vantagem do WhatsApp é a possibilidade de participar de grupos segmentados especificamente para o seu negócio. Você pode tanto participar de grupos de temas relacionados a sua área, quanto criar seus próprios grupos temáticos para seus clientes se relacionem entre si. É uma boa forma de marketing direto. Funciona como a famosa propaganda boca a boca, pois as pessoas começam a adicionar seus amigos e conhecidos interessados sobre o assunto.

No entanto, vale o alerta: é preciso ter cautela para não inundar seus consumidores com propagandas. Por isso, fique sempre atualizado e por dentro das tendências de mercado.

Explore os recursos multimídia

A possibilidade do envio de áudios, fotos, vídeos e documentos podem tornar as suas campanhas de marketing muito mais interativa. Você pode gravar vídeos dos seus produtos e até mesmo de você falando sobre o seu negócio. Você pode também enviar apresentações em formato PDF, apenas cuide com excesso de informações em cada material.

Utilize as Listas de Transmissão

Com o recurso de Lista de Transmissão, você pode enviar uma mensagem para vários de seus contatos de uma só vez. Basta criar as listas uma vez para não precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo. Mas faça isso de uma forma moderada, pois ninguém gosta de receber muitas mensagens de anúncios de uma forma excessiva.

Leia também: 7 coisas que toda empresa deve fazer para ter sucesso no Instagram

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