O mercado digital foi além das Top 4 previsões para Marketing Digital e começou 2018 surpreendendo os produtores de conteúdo com mudanças nos algoritmos do Facebook, Youtube e Instagram anunciadas nas últimas semanas.  Agora mais do que nunca é preciso investir pesado para se diferenciar e alavancar o seu negócio com o Social Media Optimization ou SMO, a técnica de otimização de conteúdo para as redes sociais.

 

SEO x SMO: entenda a diferença e saiba em qual investir

A estratégia do Search Engine Optimization (SEO) tem como objetivo melhorar o ranqueamento de um site a partir do conteúdo, colocando a empresa nas primeiras páginas do Google. Além disso melhora a experiência do usuário durante a navegação, aumentando suas chances de retorno.

Já o Social Media Optimization ou SMO aparece como uma versão aprimorada da técnica. A ideia é construir o conteúdo de maneira estratégica para se destacar e diferenciar nas redes sociais, aumentando o engajamento para com o público e promovendo a página da empresa.

Ambos os recursos servem para melhorar o desempenho das páginas nos resultados de busca orgânica, quando o conteúdo não é pago para estar ali. Na hora de investir saiba que o SEO e o SMO atuam de forma conjunta, potencializado resultados em cada canal especifico como site ou rede social, respectivamente.

 

Mas afinal, como funciona a técnica?

Como no Marketing Digital, a base do SMO está no conteúdo. Entendendo isso, a proposta é criar postagens cada vez mais sociais, que se aproximem da realidade do usuário. Outro ponto para gerar resultado é apostar em uma linha editorial apaixonante, que gere engajamento. Para isso abuse de recursos visuais como imagens, gifs e vídeos – é a era da experiência do usuário.

 

O que não pode faltar:

Para o SMO funcionar algumas regrinhas básicas devem ser seguidas. Confira dicas para cada rede social:

 

FACEBOOK

– Para atrair novos seguidores, integre a página do Facebook no site da sua empresa.

– A fanpage funciona como um cartão de visitas online. Adicione todas as informações solicitadas para facilitar o contato com o público.

– Utilize hashtags (#) para destacar as postagens nos resultados de busca.

 

INSTAGRAM

– Para impulsionar ainda mais seu negócio, utilize o perfil comercial do Instagram.

– Quer dar personalidade a sua marca? Invista em conteúdo no Instagram Stories.

– Esteja conectado! Interagir com seus seguidores aumenta sua relevância na rede social.

– 5 Hashtags por posts é o ideal. Mas atenção, não se esqueça de variar os termos para não ser filtrado como robô!

 

YOUTUBE

– Defina palavras-chaves específicas para seu perfil com base no assunto do canal.

– Capriche na descrição dos vídeos e melhore o desempenho no Youtube.

Integra com sua comunidade! Comente e converse de forma descontraída e divertida.

 

Agora que você já conhece o SMO, que tal colocar em prática nas Mídias Sociais da sua empresa? Você pode fazer por conta própria, montar uma equipe interna ou contar com o auxílio de uma agência para ampliar ainda mais os seus resultados! Entre em contato com a Envox e saiba o que podemos fazer para te ajudar.

 


1 Response

Leave a Reply