Branding Digital, a nova estratégia de vendas para empresas

Em meio ao mar de postagens existente nas redes sociais é preciso se destacar para não passar batido. Na hora de definir o posicionamento online da empresa, três etapas precisam estar alinhadas para gerar resultado: o conteúdo, o branding digital e o Social Media Optimization (SMO).

 

Branding X Branding Digital: a experiência de marca on e off

Muitas empresas ainda têm dificuldade em entender e estruturar o que é branding, deixando de lado uma estratégia importante quando o assunto é varejo.

Branding nada mais é do que a forma estratégica e criativa de uma marca se posicionar perante aos seus consumidores enquanto empresa. No mundo off-line isso está relacionado as características tangíveis, ou seja, aquilo que pode ser percebido como logo, imagem, identidade visual e produto. Na internet tudo isso também está presente, mas o grande desafio está na forma em que esses elementos vão se fazer presentes ao usuário. E é aí que entra o trabalho de branding digital.

 

Como fazer o planejamento de branding digital?

Pensar o branding digital em uma empresa significa integrar o trabalho do conteúdo e da criação desde o planejamento até a postagem nas redes sociais. Para que este trabalho aconteça de forma harmônica algo longo de toda comunicação, a empresa precisa ter uma linha criativa definida com base no seu manual de marca. Por exemplo: na ENVOX, as postagens da agência sempre vão utilizar a cartela de cores que envolvem o laranja, o branco e o preto, com mais destaque de cor para uma ou outra postagem conforme a relevância de determinado conteúdo.

Outro ponto importante no branding digital é entender que cada rede social tem uma linguagem diferente. Isso não significa criar um post diferente para cada plataforma, mas sim organizá-lo de uma forma diferente. Para entender melhor essa estratégia, confira alguns cases:

 

1 – PREFEITURA DE CURITIBA

 

branding digital prefeitura de curitiba

 

Famosa pelo modo como se comunica com os usuários desde 2014, a Prefeitura de Curitiba está sempre testando novas formas de entregar informação aliando criatividade. Um dos formatos que vem sendo bastante utilizado no Facebook inclui quatro imagens em uma única postagem. O segredo está em casar o texto com a ilustração de forma que imagem faça sentido sozinha e em conjunto como no post acima.

 

2 – MATH DO BLOG

branding digital math do blog

 

O Branding Digital no Youtube aparece na miniatura dos vídeos como faz o Math do Blog. Este caso envolve uma conversa na entre a direção de fotografia, o tratamento de imagem e a fonte utilizada no título do vídeo. As imagens não apresentam sempre o mesmo padrão, mas elementos com a mesma cor em comum. Aqui percebemos que o amarelo, o rosa e a azul candy predominam.

 

3 – PANTONE

 

branding digital pantone

 

 

A Pantone, empresa referência mundial no controle e na especificação de cores, também trabalha com o branding digital no Pinterest. Para anunciar o Ultra Violet como a cor do ano em 2018, a empresa criou uma pasta no Pinterest apenas com pins na cor violeta. Aqui a cor se repete nas imagens em diferentes objetos como esmalte, fone de ouvido e até mesmo uma porta.

 

4 – KKW BEAUTY

branding digital kkw beauty

 

A forma mais popular de aplicar o branding digital acontece no Instagram como vemos na KKW Beauty, a marca de maquiagem da Kim Kardashian. Para este resultado é preciso definir uma cor predominante (neste caso o bege), a postagem de maior relevância (o produto de maquiagem) e a organização do feed (que pode ser feita por aplicativos).

 

Além de incluir as dicas de branding digital em cada rede social no planejamento, o mais importante para um resultado efetivo é definir a uma linha criativa única para a empresa levando em conta o segmento de atuação e o produto ou serviço oferecido. Para contar com uma ajuda nesta tarefa conheça nosso serviço de gestão de mídias sociais.


Leave a Reply