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A mudança no comportamento do consumidor com a chegada da internet fez da jornada de compra um processo ainda mais completo e abrangente, permitindo ao usuário identificar seu problema, avaliar diferentes formas de solucioná-lo e encontrar a melhor resposta antes mesmo de chegar ao carrinho de compra. Este percurso tem exigido cada vez mais criatividade e planejamento por parte dos produtores de conteúdo alinhado a uma estratégia de venda previamente definida pela área comercial por meio da integração da Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no Inbound Marketing.

Este alinhamento entre diferentes áreas tem o objetivo de colocar o cliente no foco principal de atuação da empresa, promovendo o melhor atendimento possível em todas as etapas do funil de vendas. A maneira mais fácil de entender a importância desta estratégia é analisando as desistências de compra de um produto ou serviço ofertado. Um dos motivos que levam a esta situação é justamente quando o usuário se encanta pela marca a partir do marketing, mas tem uma experiência de compra ruim ao se deparar com um processo de vendas falho. O contrário também pode acontecer, mas neste caso o usuário dificilmente irá se converter em um possível cliente.

 

As características do Inbound Marketing e do CRM

O serviço de Inbound Marketing utiliza conteúdo como forma de atrair novos clientes e gerar negócios para determinada empresa. Além de oferecer soluções para problemas do dia a dia e educar o consumidor, as informações entregues nos posts de blog, e-books e até mesmo e-mail marketing servem como moeda de troca. Ao acessar conteúdo, o usuário compartilha dados importantes para a empresa como nome, e-mail, cargo, telefone e interesses. Com estas informações em mão, a equipe comercial utiliza a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) para melhorar a interação com o cliente, antecipando as suas necessidades e consequentemente aumentando o número de vendas.

 

Como realizar a integração?

Além do conjunto de técnicas voltadas para a Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é também um software de vendas que concentra informações detalhadas de cada cliente em um único banco de dados. Plataformas como a Salesforce e Pipedrive oferecem este serviço e contam com inúmeras vantagens desde o armazenamento em nuvem, automação de serviços, integração entre áreas, personalização para cada tipo de empresa e relatórios de resultado que auxiliam na tomada de decisões importantes.

Entregar um bom atendimento ao cliente não se resume apenas a dados, treinamento da equipe ou plataforma adequada, é preciso integração. Conheça o serviço de Inbound Marketing da ENVOX e obtenha um resultado ainda mais assertivo em suas estratégias de vendas.

 

 


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